Segunda-feira, 27 de abril de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de abril de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não compareceu à abertura do 8º Congresso Nacional do PT, realizada em Brasília na sexta-feira (24). Ele estava em São Paulo, onde foi submetido a dois procedimentos médicos no Hospital Sírio-Libanês. A lesão que o petista de 80 anos tinha em seu couro cabeludo era um carcinoma (câncer) basocelular.
Mas ele enviou um vídeo ao evento, por meio do qual cobrou da militância que “abandone o celular” e “vá às ruas para fazer política corpo-a-corpo. Também reafirmou sua intenção de disputar a reeleição (para seu quarto mandato em mais de 20 anos) em outubro. “Se preparem para o seguinte: eu vou ser presidente outra vez.”
No audiovisual, o presidente criticou o ativismo digital como substituto da política presencial: “No zap, é muito importante, mas a gente não vê o olho da pessoa […] Nada, nada, nada supera a gente ter coragem de pegar um panfleto, andar na rua, bater palma no portão das pessoas e olhar no olho das pessoas”.
Ele defendeu que o PT entre na campanha mostrando o que fez, e não com promessas que não pode cumprir. Elencou como trunfos do governo o crescimento acima de 3% do PIB, a menor inflação acumulada em quatro anos, o aumento do salário mínimo e os investimentos em educação e saúde. Cobrou que o partido compare seu desempenho com o dos governos anteriores: “Quem está no governo tem que ter como grande arma para ganhar as eleições mostrar o que fez”.
Para um eventual segundo mandato consecutivo, defendeu uma “revolução” na educação como prioridade —com expansão das escolas de tempo integral, dos institutos federais e das universidades.
Presenças ilustres
– Edinho Silva (presidente nacional do PT).
– Jilmar Tatto (vice-presidente nacional do PT e deputado federal por SP).
– José Guimarães (ministro da Secretaria de Relações Institucionais).
– Humberto Costa (senador pelo PT-PE e 2º vice-presidente do Senado).
– Zeca Dirceu (deputado federal pelo PT-PR).
– Pedro Uczai (líder do PT na Câmara dos Deputados e deputado federal por SC).
– Geraldo Alckmin (vice-presidente da República);
– Paulo Okamotto (ex-presidente da Fundação Perseu Abramo e um dos coordenadores da campanha de Lula).
– Carlos Lupi (ex-ministro da Previdência Social e presidente do PDT).
– José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil).
– Márcia Lopes (ministra das Mulheres).
Encerramento
O Partido dos Trabalhadores encerrou seu 8º Congresso Nacional nesse domingo (26), no Complexo Brasil 21, em
Brasília. O evento reuniu cerca de 600 representantes e debateu a conjuntura política, tática eleitoral para 2026 e o papel do Brasil no mundo, além de temas como a defesa de uma reforma do Judiciário e de mudanças nas Forças
Armadas.
A sigla completou 46 anos de fundação em 10 de fevereiro. Dentre as atuais diretrizes estão o “reforço de suas raízes” e a “ampliação dos debates sobre o futuro”.
(com informações do site Poder360)