Terça-feira, 21 de outubro de 2025

Emmanuel Macron perde maioria absoluta no Parlamento francês, mostram projeções

Projeções mostram que o presidente da França, Emmanuel Macron, pode perder a maioria absoluta na Assembleia Nacional e o controle de sua agenda de reformas. A eleição legislativa deste domingo (19) pode deixar o Parlamento dividido.

A aliança de centro de Macron deve terminar com a maioria dos assentos, mas sem atingir o número necessário para conseguir a maioria absoluta, segundo as pesquisas. Em segundo lugar deve ficar o bloco de esquerda liderado pelo veterano Jean-Luc Melenchon.

As previsões das empresas de pesquisa Ifop, OpinionWay, Elabe e Ipsos apontam para a aliança de Macron vencendo entre 200 e 260 assentos, e a esquerda entre 149 e 200. O número necessário para uma maioria absoluta é de 289 assentos na câmara baixa.

Macron, de 44 anos, tornou-se em abril o primeiro presidente francês em duas décadas a conseguir um segundo mandato, mas governa um país profundamente desencantado e dividido, no qual cresceu o apoio a partidos populistas na direita e na esquerda.

A aliança de Melenchon fez campanha para congelar preços de bens essenciais, reduzir a idade de aposentadoria, limitar heranças e proibir que empresas que pagam dividendos demitam seus funcionários. Melenchon também defendeu desobediência em relação à União Europeia.

Os aliados políticos de Macron consideram Melenchon um “agitador sinistro” que destruiria a França.

As estimativas iniciais indicaram que a aliança de esquerda ficou longe de conseguir uma maioria, mas impediu que Macron a obtivesse e deve se tornar o maior bloco de oposição na Assembleia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Semana tem 1.440 vagas de emprego cadastradas no Sine Municipal de Porto Alegre
Duas pessoas morrem em novo acidente no Lago de Furnas, em Minas Gerais
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play