Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Encontro entre Lula e presidente eleito do Chile reitera aprofundamento das relações bilateriais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite de terça-feira (27), por uma hora e meia, com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, na Cidade do Panamá, onde ocorre o Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.

Foi o primeiro encontro entre Lula e Kast. Eleito em dezembro do ano passado, o novo presidente chileno tem um histórico de declarações críticas ao presidente Lula e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Kast tomará posse em março.

De acordo com nota divulgada pelo governo brasileiro, ambos reiteraram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, com foco na ampliação da cooperação em áreas como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.

Os dois presidentes falaram também da necessidade de promover a estabilidade regional, reforçar a segurança pública e intensificar ações conjuntas de combate ao crime organizado. E instruíram seus ministros das Relações Exteriores a se reunirem, nos próximos meses, com o objetivo de explorar novas áreas de cooperação e aprofundar as relações bilaterais.

Lula e Kast reiteraram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile, destacando a disposição de ampliar a cooperação em áreas como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.

Durante a conversa, o presidente brasileiro afirmou que o programa Rotas de Integração Sul-americana “está estruturando dois corredores bioceânicos que utilizarão portos chilenos para facilitar a integração entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo a conectividade regional”

Tom pragmático

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, classificou o encontro de positivo e marcado por um tom pragmático, com foco em interesses comuns entre os dois países, independentemente das diferenças ideológicas.

“Foi uma reunião muito boa, bilateral, onde estivemos com ministros e vamos seguir tendo novos encontros. As equipes trocaram contatos para continuar conversando sobre os temas que nos interessam em conjunto”, afirmou Kast ao falar com jornalistas após o encontro.

Em um gesto simbólico, Kast usava um botão com a bandeira do Brasil durante o encontro e disse ter oferecido um do Chile ao presidente Lula.

Lula e Kast estão no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, ocorrido nessa quarta-feira (28).

Durante a viagem, o presidente brasileiro vai assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos, que estabelece regras de proteção de investimentos panamenhos no Brasil, e de brasileiros no Panamá. Esta é a primeira visita do presidente ao país no atual mandato. (As informações são do g1, CNN Brasil, O Estado de S. Paulo e Carta Capital)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Lula, Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas disputam espaço junto à comunidade judaica
Carlos se reúne com Tarcísio com aval de Bolsonaro: “Momento bacana com o eterno ministro”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play