Domingo, 11 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de janeiro de 2026
O jovem atacante Endrick, de 19 anos, inicia neste domingo (11) uma nova etapa da carreira. Emprestado pelo Real Madrid ao Lyon até o fim da temporada europeia em junho, o brasileiro fará sua estreia oficial contra o Lille, pela Copa da França, em busca de minutos em campo e da retomada de protagonismo que pode impulsionar sua candidatura à Copa do Mundo de 2026.
Com pouco espaço no clube espanhol sob o comando de Xabi Alonso, Endrick encara a passagem pelo futebol francês como oportunidade de crescimento. “Sair do maior clube do mundo seria difícil para qualquer um, mas eu não estou saindo. É apenas uma pausa”, disse o atacante em entrevista à Reuters.
O Real Madrid investiu mais de 60 milhões de euros para contratá-lo junto ao Palmeiras em 2022, quando ainda tinha 16 anos. Desde então, Endrick acumulou feitos marcantes: foi peça-chave no título brasileiro do Verdão, tornou-se o mais jovem a vestir a camisa da Seleção Brasileira desde Pelé e, em 2024, entrou para a história ao marcar contra a Inglaterra em Wembley, encerrando uma invencibilidade de 21 jogos dos ingleses no estádio.
No Real Madrid, sua primeira temporada foi promissora, com sete gols em 37 partidas sob Carlo Ancelotti. Já em 2025/26, uma lesão muscular e a falta de oportunidades limitaram sua participação. O empréstimo ao Lyon surge como solução para recuperar ritmo e confiança. “Cheguei com apenas 18 anos e marquei na estreia em todas as competições. Sei que as pessoas querem me ver jogar mais, mas nem sempre isso acontece tão rápido, principalmente depois de uma lesão”, afirmou.
Endrick revelou que tanto Ancelotti, hoje técnico da Seleção Brasileira, quanto Xabi Alonso o aconselharam a buscar minutos em outro clube. “São dois campeões, já passaram por tudo. É preciso ouvir pessoas assim”, destacou.
Nesses últimos dias já foram divulgados vídeos do Endrick treinando no Lyon com gols e assistências, o que empolgou a torcida do Lyon. O jogo do domingo é o primeiro do ano em casa e já foram vendidos mais de 50 mil ingressos – e potencialmente pode bater o recorde de público na temporada (58.257).
O Lyon, atual quinto colocado do Campeonato Francês, vê no brasileiro uma peça importante para manter a boa fase. O clube soma 30 pontos, dez atrás do líder Lens e nove a menos que o PSG, e também lidera a Liga Europa. O duelo contra o Lens neste domingo, pela Copa da França, vale vaga nas quartas de final e pode marcar o início de uma nova trajetória para o atacante.