Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Enem difícil até para Caetano Veloso, confuso com as próprias músicas citadas na prova

Será que Caetano Veloso acertaria a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 sobre duas de suas músicas: “Alegria, Alegria” e “Anjos Tronchos”?

De pijama, aos 81 anos, “no sol de quase dezembro”, ele foi desafiado por sua esposa, a produtora Paula Lavigne, a voltar aos tempos de estudante e responder a essa pergunta da prova de Linguagens, aplicada no último domingo (5).

Os candidatos do Enem (e Caetano) tinham de comparar trechos de cada canção e apontar o que há de comum entre eles.

“Quando eu li, achei que são todas [as alternativas corretas]”, brincou o artista.
Depois de analisar mais atentamente as opções, ele chegou a duas respostas: B e D. “Aparentemente, são as mais apuradas, assim”, disse.

Segundo o gabarito extraoficial, a resposta é B.

Primeiro domingo

O primeiro domingo de Enem trouxe a redação – sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres – e, nas provas de linguagens e ciências humanas, questões sobre racismo, Palestina, cântico da torcida do Fluminense e ditadura militar, por exemplo.

No geral, as perguntas foram consideradas bem contextualizadas, contemporâneas e com a “cara do Enem”, segundo professores.

Críticas

Economistas criticaram duas questões do Enem que abordaram o agronegócio e a competitividade econômica. Uma delas tinha um texto que dizia que, no Cerrado, o “conhecimento local” está subordinado “à lógica do agronegócio” e que o “capital impõe conhecimentos biotecnológicos” que trazem consequências negativas para a população do campo. Em outra questão, relaciona-se a competitividade na economia à pratica de dumping (quando se baixa o preço deliberadamente para eliminar a concorrência).

“É de um esquerdismo raso, o que me parece ter um viés doutrinário”, diz o economista Alexandre Schwartsman. Para ele, ex-diretor do Banco Central, as questões do Enem refletem um pensamento de muitos professores brasileiros e não necessariamente apareceram agora por se tratar do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em reação, a Frente Parlamente do Agronegócio quer a anulação de questões da prova. Também pretende convocar o ministro da Educação, Camilo Santana, para dar esclarecimentos.

2º dia 

No próximo domingo (12), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza. Confira os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

*Abertura dos portões: 12h
*Fechamento dos portões: 13h
*Início das provas: 13h30
*Término das provas no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos de prova.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Passagens aéreas do Rio para São Paulo estão mais caras do que para Nova York
Bancada do agronegócio cobra anulação de questões do Enem 2023
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play