Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de novembro de 2025
Uma falha na empresa de serviços em nuvem Cloudflare derrubou parte da internet em escala mundial na manhã desta terça-feira (18). Plataformas como X (antigo Twitter), ChatGPT, Amazon, Canva e até sites de monitoramento, como o DownDetector, ficaram indisponíveis ou apresentaram mensagens de erro. Usuários brasileiros também foram afetados.
A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que funciona como um intermediário entre os sites e os usuários. Ela distribui parte do conteúdo desses sites em servidores espalhados pelo mundo, o que ajuda a acelerar o carregamento das páginas, reduzir custos e proteger contra ataques. Quando algum serviço da Cloudflare falha, sites que dependem dela podem ficar lentos ou até inacessíveis.
De acordo com relatos compilados pelo DownDetector, os problemas começaram por volta das 8h50min (no horário de Brasília). O próprio DownDetector chegou a sair do ar, indicando que a instabilidade atingia sistemas fundamentais do ecossistema digital.
Plataformas como o X exibiram mensagens de erro ao recarregar o feed, enquanto o ChatGPT alertava usuários para “desbloquear” uma ferramenta ligada ao Cloudflare, evidenciando a origem da falha.
Pouco antes do meio-dia desta terça, a empresa informou que “uma correção foi implementada” e que o incidente foi resolvido. Os sites e aplicativos voltaram a funcionar normalmente.