Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Entram em nova fase as obras de subtituição da rede de água no bairro Sarandi, em Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre inicia nesta quinta-feira (16) mais uma etapa do processo de substituição, no bairro Sarandi (Zona Norte), da rede de abastecimento por tubulação que permite a lavagem interna do encanamento. A realização do serviço pode causar períodos de baixa pressão até a próxima segunda (20).

Após a lavagem interna do sistema, serão realizados testes para garantir a qualidade da água. A coleta será feita na terça (21), em pontos das avenidas 21 de Abril e Souza Mello, bem como nas ruas Catedral, Oliveira Lopes, Rodrigues da Costa e Professor Basil Sefton. Já as ligações domiciliares serão realizadas somente após a conclusão da testagem.

Ao menos 22 quilômetros de novas redes já foram implantados, o que representa cerca de 37% de conclusão. O plano é desativar toda a tubulação antigas, que não mais apresenta condições ideais de operação.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa é essencial ao funcionamento adequado da rede e beneficiará mais de 33 mil moradores do Sarandi, um dos bairros mais afetados pela enchente recorde de maio do ano passado. O diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone, comenta:

“A nova rede é fabricada em polietileno de alta densidade, material que facilita a rotina de manutenção. Com isso, a população perceberá menos períodos de falta d’água devido a consertos emergenciais. Também teremos maior oferta de abastecimento nas áreas mais distantes em relação ao sistema”.

A substituição das redes no Sarandi está sendo executada em duas fases. A primeira, que beneficiará imediatamente cerca de 11,5 mil pessoas, deve ser concluída no próximo semestre. Já a segunda deverá estar pronta até o final de 2027. O custo total é de R$ 18,6 milhões.

Zona Sul

Também nesta quinta-feira, o Dmae realiza a manutenção de transformadores nas Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) do Sistema de Abastecimento do bairro Belém Novo (Zona Sul). A intervenção envolve ajustes nos transformadores para compensar desníveis de tensão na rede elétrica e garantir maior estabilidade ao sistema, em meio aos preparativos da estrutura para o aumento do consumo no verão.

Os trabalhos têm início marcado para as 8h e deixam com torneiras secas os bairros Aberta dos Morros, Agronomia, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Cascata, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga, São Caetano e Vila Nova.

A conclusão está prevista para o final da tarde, com a retomada gradual do abastecimento. O retorno da água pode demorar mais em pontos altos ou distantes da rede. Atualizações serão divulgadas em tempo real nas redes sociais do Dmae (X, Instagram e Facebook).

Após paradas prolongadas, a água pode apresentar alteração temporária de cor ou gosto devido ao arraste de micropartículas das tubulações. O fenômeno não oferece risco à saúde. Caso a situação persista, o cliente pode solicitar a lavagem da rede e do ramal domiciliar pelo 156. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 156 (opção 2), ou pelo aplicativo de mensagens whatsapp (51) 3289-9156.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Biblioteca Municipal de Porto Alegre tem programação cultural variada até este sábado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play