Sexta-feira, 29 de março de 2024

Equador decreta estado de exceção em prisões após rebelião com mais de 100 mortes

O Equador declarou nesta quarta-feira (29) estado de exceção para o sistema penitenciário, que está em crise devido à superpopulação e à violência entre gangues do narcotráfico, após um motim que deixou mais de 100 presos mortos e 52 feridos.

A rebelião de terça-feira em uma das prisões do porto de Guayaquil, no sudoeste, se tornou a mais sangrenta do ano no país, onde já foi registrada a morte de cerca de 120 presos. Em fevereiro, ocorreram distúrbios simultâneos em quatro prisões de três cidades equatorianas, nos quais morreram 79 presidiários, vários deles decapitados.

“Acabo de decretar Estado de Exceção em todo o sistema carcerário em nível nacional”, disse o presidente Guillermo Lasso no Twitter, acrescentando que chefiará um comitê de segurança em Guayaquil para controlar a “emergência, garantindo os direitos humanos de todos os envolvidos”.

O estado de exceção permite ao Poder Executivo suspender direitos e usar a força pública para restabelecer a normalidade. No balanço oficial mais recente, o SNAI (órgão governamental encarregado das prisões) indicou “mais de 100 #PPL (pessoas privadas de liberdade) falecidas e 52 feridas”.

Pelo Twitter, a entidade acrescentou que a polícia e o Ministério Público “continuam levantando informações” na prisão, que permanece isolada por militares, apoiados por um tanque.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Equador

Receita Federal paga restituições do quinto e último lote do Imposto de Renda
Câmara dos Deputados aprova criação de auxílio-gás para famílias de baixa renda
Pode te interessar

sem nada para mostrar

Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play