Domingo, 06 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de novembro de 2021
Na manhã desta quarta-feira (03), o CEO da BSBIOS, Carlos Battistela, participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). Durante o evento, Battistela apresentou a sua palestra “Biocombustíveis – uma solução real”.
“No Brasil, os biocombustíveis são vistos como uma energia limpa e sustentável para o futuro, fruto de uma bonita história de políticas públicas e investimentos privados que desenvolveram esse patrimônio nacional e levaram o país a ser referência mundial”, disse Battistella. Só a BSBIOS já produziu, desde 2011, 4,9 bilhões de litros de biodiesel, o que corresponde a 9,4 milhões de toneladas de CO2 evitados.
CEO da BSBIOS, Carlos Battistela. (Foto: Divulgação/ BSBIOS)
Ainda, o CEO destacou a experiência da trajetória brasileira, o que permitiu ao país ter 25% da matriz com uso de biocombustíveis, sendo 5% com biodiesel.
“Precisamos que a COP26 reconheça esse protagonismo em um cenário de sustentabilidade para que o produto esteja contemplado imediatamente nas políticas públicas em vários países, gerando um ar mais limpo nas grandes cidades e empregos verdes no campo”, analisou.
Na sequência, o empresário ressaltou a importância de convencer os investidores institucionais e os setores financeiros a comprometer quantias significativas de capital no combate às mudanças climáticas. O próprio ECB Group já está explorando o potencial dos biocombustíveis da segunda onda por meio do projeto Omega Green, um investimento de 1 bilhão de dólares em uma biorrefinaria de biocombustíveis avançados no Paraguai, com início de operação previsto para 2025.
Para os interessados que não conseguiram acompanhar a Conferência em tempo real, confira a apresentação na íntegra aqui.