Quinta-feira, 09 de julho de 2026

Escola de grafite e artes visuais é inaugurada no Morro da Cruz, em Porto Alegre

Às 15h desta sexta-feira (10), a comunidade do Morro da Cruz–Partenon, na Zona Leste de Porto Alegre, ganha um novo espaço cultural: a Escola de Graffiti e Artes Visuais Tio Trampo. Vinculada ao Instituto Socioeducativo Afrolaboratório, a instituição está localizada na rua 9 de Junho nº 878 (antiga sede do Galpão Cultural).

A iniciativa conta com a colaboração das organizações não governamentais (ONG) Moradia e Cidadania RS e Suve, para manutenção das oficinas. Já a reforma do espaço teve apoio do projeto Memória Tia Duca e do Colégio Farroupilha.

O “Tio Trampo” que dá nome à instituição é Luis Flávio Trampo, porto-alegrense de 54 anos e um dos grandes pioneiros e precursores do grafite no País. Mais que pintar muros em grandes cidades, ele sempre usou sprays e pincéis como ferramentas de transformação social, como mestre e arte-educador junto às comunidades.

Rapper, compositora, educadora, apresentadora e produtora cultural, Jaqueline Trindade Pereira – a “Negra Jaque” – é também coordenadora pedagógica do espaço e fundadora do Galpão Cultural. Ela enaltece a iniciativa:

“Ter nosso espaço batizado em homenagem ao ‘Tio Trampo’ é celebrar a história viva da arte urbana, além de um tributo merecido a quem sempre coloriu o mundo e abriu portas às novas gerações. E contar com a coordenação do talentoso artista e educador Getri é a garantia de que a escola nasce com o pé-direito, carregando o DNA da cultura de rua. Garantir o acesso à cultura no topo do morro é dar voz a nossas potências e democratizar o direito à expressão”.

Programação

– 15h: inauguração da Escola de Graffiti e Artes Visuais Tio Trampo.

– 15h30min: manifestação institucional com gestores do Afrolaboratório e incentivadores.

– 15h50min: falas dos grafiteiros Getri e Tio Trampo.

– 16h10min: formatura dos alunos de graffiti e entrega dos certificados.

– 16h30min: coquetel de lançamento e sonorização ambiente com DJ.

– 17h: encerramento da atividade.

Programação complementar

Já para as 18h está marcada a mostra “Galpão Cultural – Casa de Hip Hop (CH2) em POA”, com programação especial na rua São Guilherme nº 619 (Partenon). O encontro prevê apresentações culturais, brincadeiras, brindes e a “Festa Julina HipHop RS”, em parceria com a associação Alvo Cultural e apoio do Instituto Koinós, Colégio Farroupilha e ONG Moradia e Cidadania RS.

Também instalado no Morro da Cruz, o CH2 é reconhecido como espaço de cultura urbana, educação popular e fortalecimento da identidade negra localizado. Fundado por Negra Jaque, desenvolve oficinas, saraus, encontros musicais, atividades comunitárias e ações de formação cidadã.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Incêndio em prédio no Centro Histórico de Porto Alegre mobiliza bombeiros e termina com seis pessoas resgatadas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play