Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Escorpiões-amarelos são alvo de mais uma ação de captura no Centro Histórico de Porto Alegre

Em nova operação no Centro Histórico de Porto Alegre, agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizarão a partir das 19h30min desta quinta-feira (8) uma busca por escorpiões-amarelos na Praça Dom Feliciano e ruas próximas, área com maior número de capturas da espécie na cidade.

A ofensiva anterior – no mês passado – resultou no recolhimento de 20 exemplares. Desde o início do ano foram relatadas à SMS 50 visualizações nos bairros Centro, Partenon (Zona Leste), São Geraldo, Anchieta, e Mário Quintana (Zona Norte) – os três primeiros também registram um total de três pessoas que necessitaram de atendimento médico após receber a picada do animal, que é venenoso.

Ao longo do ano passado foram nove ações em diferentes locais, com um toral de 359 capturas e seis incidentes. Na lista estão dois episódios no Centro, dois no bairro Mário Quintana e dois no bairro Anchieta, ambos localizados na Zona Norte. Nenhum dos casos foi grave.

Detalhes

O escorpião-amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de matar um ser humano – especialmente crianças, idosos e indivíduos com comorbidades. A picada é dolorosa e faz com que o veneno se disperse pelo corpo, podendo causar náusea, vômito, salivação e taquicardia.

Um exemplar adulto tem cerca de 7 centímetros e sua biologia é peculiar: não existem machos da espécie – a fêmea vive em média quatro anos e se reproduz pelo processo chamado “partenogênese”, em média duas vezes por ano e com 20 filhotes por vez (160 durante a vida).

Seus locais preferidos são ambientes frescos e escuros, tais como frestas de paredes e pisos, restos de materiais de construção ou demolição, ralos, esgotos, bueiros, encanamentos e caixas externas de telefonia. Dentro de casa, podem se alojar em calçados, cortinas e roupas de cama. Não costumam atacar mas se defendem quando se sentem ameaçados.

Cuidados

– Manter os ambientes sem entulho ou lixo, bem como providenciar a correta separação e destinação de resíduos, pois as baratas são um dos alimentos preferenciais dos escorpiões.

– Limpar ralos, pátios e cozinhas.

– Fechar frestas em paredes, móveis e rodapés.

– Utilizar telas nas aberturas dos ralos.

– Manter camas e berços afastados da parede.

– Evitar que lençóis toquem o chão.

– Verificar o interior de calçados, toalhas e roupas antes de usá-los.

– Utilizar luvas grossas e sapatos fechados para manuseio de entulhos e atividades de limpeza em geral.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Inter continua na busca pela contratação de jogador do Flamengo
Trabalho contra a corrupção incomoda a direita e esquerda
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play