Sábado, 27 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de setembro de 2025
Localizado na rua Giordano Bruno nº 318 (bairro Rio Branco), em Porto Alegre, o Terezas Café recebe a partir das 16h deste sábado (27) o escritor gaúcho Luís Dill para o lançamento simultâneo de seus dois novos romances, ambos pela editora Casa 29. “A Datilógrafa” é voltado ao público adulto, ao passo que “Afaste-se Deste Livro” se destina ao infantojuvenil.
O primeiro é a quinta narrativa da série “Ciclo XX”, marcada pela ambientação na capital gaúcha do passado. Nesse caso, trata-se da história fictícia – em 242 páginas – de um empresário norte-americano cujo sequestro, em 1969, mobiliza as forças de segurança para encontrá-lo.
Assim como outros indivíduos, ele foi conduzido às instalações de uma empresa de fachada que abriga, na verdade, um centro clandestinode detenção. A violência física e psicológica inclui interrogatórios registrados pela protagonista, uma datilógrafa que hesita entre o dever profissional e a empatia em relação aos torturados.
A capa tem a assinatura do designer gráfico Beto Soares, a exemplo das anteriores da série. O conceito visual é inspirado na estética das publicações de meados do século passado.
Já “Afaste-se Deste Livro (ou O Escritor Rabugento)” oferece à gurizada 40 páginas de uma história nada convencional. No lugar dos tradicionais “Era uma vez…” e “Viveram felizes para sempre…”, o texto repleto de bom humor, ironia e provocações fala de um escritor que não está nada a fim de agradar.
Sobre o autor
Além de escritor, Luís Dill é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Literatura Brasileira. Sua trajetória na imprensa local inclui longos períodos de atuação nas rádios Guaíba e FM Cultura, dentre outras experiências.
São mais de 60 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Hábil na combinação de uma linguagem acessível e textos literários de qualidade elogiada pela crítica especializada, ele é cinco vezes vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre.
A “sala de troféus” inclui, ainda, o prêmio da Biblioteca Nacional e a escolha de “Livro do Ano”, este último concedido pela Associação Gaúcha dos Escritores (AGE). Mais detalhes sobre a carreira e onde adquirir as obras são informados na internet: luisdill.com.br.
(Marcello Campos)