Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Especialistas em sustentabilidade debatem desafios e soluções no Fórum Internacional de Mudanças Climáticas

Considerado o maior do país desde a primeira edição, o Fórum Internacional de Mudanças Climáticas promovido pelo Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) ocorre nesta quinta-feira (2), no Teatro da Unisinos em Porto Alegre. O tema do 6º encontro anual da entidade, criada há 14 anos, é a transição energética e a descarbonização da economia. Estarão reunidas lideranças e especialistas com pelo menos 30 anos de expertise na área de sustentabilidade, com palestras e debates envolvendo o poder público, setor produtivo e a sociedade civil.

De acordo com o CEO do Ilades e presidente do Fórum, Marcino Fernandes, há avanços, mas os desafios são ainda maiores devido ao grande passivo acumulado no país. Há iniciativas em tecnologia para tratamento de resíduos para geração de energia, mas ainda há lixões próximos aos centros urbanos; os governos têm avançado em regulamentações e na exigência de trabalhos preventivos, mas ainda há carência de recursos humanos, técnicos e orçamentários para universalização do saneamento básico e obras de drenagem, por exemplo.

“A questão ambiental exige planejamento e impacta todas as áreas da vida; é um tema para toda a sociedade, independentemente de governos e partidos. O movimento dos setores econômicos deve andar junto de uma governança sustentável”, afirma Marcino Fernandes, lembrando que atualmente 70% da população vive nas cidades, cada vez mais vulneráveis. A enchente de 2024, ressalta ele, impactou 80% do território gaúcho direta ou indiretamente.

Descarbonização e transição energética

O volume de emissões de gás de efeito estufa ocorre em todos os setores, mas o maior impacto é provocado pelos desmatamentos e pela queima de combustíveis fósseis para geração de energia, atividades industriais e transporte. “O grande propósito do fórum é o foco na educação, na pesquisa, na ciência aplicada; fatores que possam beneficiar toda a sociedade. Por isso estamos trazendo os maiores atores deste processo, que de fato dominam o tema e são comprometidos com a causa no dia a dia de suas funções, para compartilhar seus conhecimentos com o grande público”.

Os painéis do fórum contam com a participação de representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul, parceiro do evento, do Judiciário, do Executivo municipal e estadual, do meio acadêmico e da imprensa, que apresentarão um balanço do panorama atual, cases e as ações em andamento. O encontro será das 8h30 às 14h, e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail 6forumclima@gmail.com.

Entre os destaques, está a palestra do vice-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, Dan Ioschpe, escolhido pela presidência da República como Campeão de Alto Nível do Clima da COP30, conferência do clima em Belém, no Pará, em novembro. O empresário tem a função de fazer a interlocução com o setor produtivo para a implementação do Acordo de Paris.

Signatário do Acordo, o Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, e possível redução em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030. Comprometeu-se ainda a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética em 2030.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

1ª Oktoberfest oficial de Porto Alegre reunirá mais de 20 cervejarias no Centro Histórico
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play