Sábado, 02 de agosto de 2025

Essas 5 séries da Netflix te enganaram e você nem percebeu

A Netflix tem um talento especial para produzir séries cheias de reviravoltas, e algumas delas são tão bem construídas que enganam o público do começo ao fim. Seja com narrativas não lineares, personagens misteriosos ou segredos escondidos em detalhes sutis, produções como Por Trás dos Seus Olhos (2021), A Grande Ilusão (2023) e A Maldição da Residência Hill (2018), trazem histórias que confundem, manipulam e surpreendem sem que a gente perceba por conta de seus roteiros cheios de sutilezas, mentiras bem contadas e protagonistas que não são o que parecem.

Se você curte tramas inteligentes e cheias de pegadinhas, veja uma lista com obras que te fazem acreditar em uma coisa enquanto escondem a verdade o tempo todo. A seguir, confira mais informações de cada um dos títulos, como sinopse, elenco e repercussão e prepare-se para uma maratona que desafia a lógica e brinca com a percepção de quem assiste.

* A Maldição da Residência Hill (2018)

Começando com esse trabalho do showrunner Mike Flanagan (Missa da Meia-Noite), a trama aqui segue os irmãos Crain, que após viverem eventos traumáticos na infância em uma antiga mansão, retornam para a propriedade da família para enfrentar segredos mal resolvidos e assombrações do passado. Estrelada por Victoria Pedretti (Histórias Maravilhosas) e Oliver Jackson-Cohen (O Homem Invisível), a série A Maldição da Residência Hill obteve uma pontuação de 8.5 no agregador IMDb e possui uma taxa de aprovação de 93% da crítica na plataforma Rotten Tomatoes.

A produção americana confunde bastante porque constrói sua história de forma não linear, revelando aos poucos o que é memória, alucinação ou realidade. E é esse formato narrativo que acaba deixando o público em constante dúvida sobre o que realmente está acontecendo na trama.

* Por Trás dos Seus Olhos (2021)

Protagonizada pela dupla de atrizes Simona Brown (O Gerente da Noite) e Eve Hewson (Aqui é o Meu Lugar), a narrativa dessa minissérie americana acompanha Louise, uma mãe solteira, que começa um caso com seu chefe, ao mesmo tempo, que desenvolve uma amizade com a esposa dele. No entanto, nesse triângulo amoroso nada é o que parece. Com Steve Lightfoot (O Justiceiro) como showrunner, Por Trás dos Seus Olhos angariou 7.2 pontos no IMDb e possui um índice de aprovação de 63% da imprensa no RT. Vale lembrar ainda que a obra é baseada no romance de mesmo nome da autora Sarah Pinborough.

Um dos aspectos que faz a série confundir o espectador é ela mistura drama, suspense e elementos sobrenaturais de forma sutil, levando o público a criar teorias enquanto esconde sua verdadeira virada até o último episódio.

* A Grande Ilusão (2023)

Adaptação da obra homônima do autor americano Harlan Coben, a trama aqui gira em torno de Maya Stern, uma ex-militar tenta seguir em frente após o marido ser brutalmente assassinado. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo mais uma vez quando ela vê ele vivo nas imagens de uma câmera escondida. Agora, em busca de respostas, ela se vê presa em uma rede de conspirações. Com nota 6.8 no IMDb e aprovação de 72% no Rotten Tomatoes, a série A Grande Ilusão tem em seu elenco nomes como Michelle Keegan (Coronation Street) e Richard Armitage (Fique Comigo).

Pensando justamente em embaralhar o que é real e o que é manipulado, a narrativa provoca dúvidas constantes e mantém o mistério até o fim, ao brincar com a percepção do espectador, misturando memórias, mentiras e verdades ocultas.

* The OA (2016)

Dividida em duas partes, essa série americana narra a história de Prairie Johnson, uma jovem cega que desapareceu anos atrás e que, agora, reaparece, com a visão intacta. A partir disso, ela se junta a outros cinco estranhos em uma missão misteriosa. Com criação de Zal Batmanglij (Assassinato no Fim do Mundo) e Brit Marling (O Universo no Olhar), esta última estrelando ao lado do ator Jason Isaacs (Corações de Ferro), a série The OA pontuou 7.8 no IMDb, enquanto na plataforma Rotten Tomatoes se destaca com aprovação de 84% da imprensa.

Misturando diferentes dimensões e linhas do tempo, a produção ainda usa narrativas fragmentadas e simbologias abstratas, fazendo, assim, com que a história pareça um quebra-cabeça difícil de montar para o público atrás da telinha.

* Clickbait (2021)

E para fechar essa lista em grande estilo, não poderíamos deixar de lado esse suspense policial para lá de instigante. Estrelado por Adrian Grenier (A Caixa de Pandora) e Zoe Kazan (Doentes de Amor), o enredo acompanha Nick Brewer, um homem que tem seus segredos obscuros expostos e que desaparece após um vídeo chocante viralizar. Para sobreviver, contudo, sua família terá que descobrir a verdade por meio de um sinistro jogo online. Com nota 7.2 e uma taxa de aprovação de 63% do público geral nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente, a minissérie Clickbait tem assinatura de Tony Ayres (Garotos de Lugar Nenhum).

Com reviravoltas inesperadas, a produção confunde porque alterna entre múltiplas perspectivas e camadas de mistério, deixando o espectador sempre incerto sobre quem está falando a verdade e o que realmente é manipulação e o que não é.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Apple Watch ganha novos recursos de saúde e sono com inteligência artificial
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play