Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Estabelecimento na Zona Sul de Porto Alegre é interditado ao promover baile clandestino

Em novo capítulo da Operação “Esforço Concentrado”, agentes da Guarda Municipal percorreram neste fim de semana algumas das áreas de maior movimentação nas madrugadas de Porto Alegre. A ofensiva resultou na interdição cautelar de um estabelecimento que promovia bailes clandestinos na rua Eugênio Rodrigues, no bairro Restinga (Zona Sul).

O local não possuía alvará de funcionamento e nem Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), apesar de atuar em um ramo considerado de alto risco. Em caso de descumprimento, o imóvel pode ser interditado de forma permanente e o proprietário multado em até 2 mil Unidades Financeiras Municipais (UFMs), o que equivale a mais de R$ 10 mil.

A operação também resultou na autuação de um segundo estabelecimento, localizado no bairro Farrapos (Zona Norte). Os agentes mobilizados pela “Esforço Concentrado” deram prosseguimento, ainda, à rotina de patrulhamento no Centro Histórico, orla do Guaíba e bairros Cidade Baixa, Praia de Belas, Rio Branco, Moinhos de Vento e Orla do Guaíba.

“As ações deste tipo visam garantir a integridade física dos frequentadores, uma vez que o cumprimento das regras impostas às casas de eventos é fundamental para dar segurança às dezenas de pessoas que passam por estes locais”, afirma o secretário ajunto da Segurança de Porto Alegre, Comissário Zottis.

A ofensiva é realizada de forma permanente nos fins de semana e tem por objetivo ampliar a segurança para quem trabalha ou se diverte na chamada “vida noturna”. Além das ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, a força-tarefa monitora os locais de maior movimentação nas madrugadas.

Qualquer cidadão pode auxiliar no combate a irregularidades e crimes, por meio do encaminhamento de informações à Guarda Municipal pelo número 153 ou então pelo aplicativo 156+POA, na opção “Segurança”. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas, garantindo assim o sigilo ao denunciante.

Prisão por furto

Na manhã de sexta-feira (12), a Guarda Municipal prendeu em flagrante um homem de 30 anos e que recém havia furtado colar de pedestre no entorno do Mercado Público (Centro Histórico). O indivíduo tentou fugir a pé e foi seguido por agentes que realizavam patrulhamento preventivo na região.

Após a abordagem, na rua Voluntários da Pátria, o indivíduo foi conduzido à 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) da Polícia Civil. Em depoimento, a vítima apontou o homem como responsável pelo crime, fato que contribuiu para que fosse lavrado o auto de prisão em flagrante, mesmo que não tenha sido encontrado o objeto furtado.

Foi oferecida a possibilidade de pagamento de fiança. No entanto, como o indivíduo não apresentou condições financeiras para bancar o valor, ele acabou encaminhado a um presídio.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Avança o debate sobre ampliação da linha do Trensurb em Porto Alegre e Região Metropolitana
Bancos deixam de oferecer transferências via DOC a partir desta segunda
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play