Quinta-feira, 03 de setembro de 2026

Estação de monitoramento do nível do Guaíba é instalada no bairro Guarujá, em Porto Alegre

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) concluiu na quarta-feira (2) a instalação de uma nova estação de monitoramento do nível do Guaíba no bairro Guarujá, na Zona Sul de Porto Alegre.

O equipamento amplia a capacidade de acompanhamento do manancial, permitindo que as equipes da prefeitura antecipem decisões em caso de elevação do nível da água, sobretudo durante episódios de cheia.

“A instalação dessa estação possibilitará que o Dmae atue de forma antecipada para minimizar os impactos das cheias no bairro, que está fora da área protegida da cidade”, afirmou o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

O equipamento é composto por um sensor de nível por radar, instalado em um poste. A tecnologia permite calcular a cota do Guaíba a partir do tempo de resposta entre a emissão do sinal pelo sensor e sua reflexão na superfície da água. O método possibilita o acompanhamento contínuo do manancial sem a necessidade de contato físico do equipamento com a água.

Outros métodos também são utilizados pelo Dmae para acompanhar os níveis dos mananciais em diferentes regiões da cidade. No bairro Arquipélago, por exemplo, uma régua linimétrica (física) é utilizada para o monitoramento do rio Jacuí. Já no Centro Histórico, um sensor de pressão mantido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico acompanha o nível do Guaíba no Cais Mauá.

Nas próximas semanas, o Dmae atuará na instalação de estações de monitoramento junto ao rio Gravataí, na Zona Norte. Todos os dados coletados serão incorporados aos sistemas internos do Departamento e utilizados pelas equipes responsáveis pelo monitoramento e pela tomada de decisões. As informações não estarão disponíveis para consulta da população em tempo real.

Guarujá

Localizado fora da área protegida contra cheias de Porto Alegre, o bairro demanda estratégias específicas para reduzir os impactos da elevação do Guaíba. Atualmente, o conjunto de medidas adotadas pelo Dmae parte da instalação de um dique, construído com barreias móveis junto ao lago, e do bloqueio físico das redes de drenagem que conectam as vias ao manancial.

Para permitir o escoamento da água da chuva que permanece na área urbana após o bloqueio das redes, bombas móveis são instaladas junto aos canais dos arroios. Os equipamentos transferem a água para fora da barreira provisória, permitindo a drenagem da região. A solução tem caráter paliativo e busca reduzir os impactos das cheias enquanto são concluídos os estudos necessários para a implantação de uma estrutura definitiva de proteção no bairro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Músico morre em acidente na Zona Sul de Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play