Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 7 de abril de 2022
O Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, afirmou que a Ucrânia pode vencer a guerra contra a Rússia, apesar do ceticismo de alguns altos funcionários norte-americanos, que falam sobre o risco de um conflito prolongado.
“Claro que podem ganhar. A prova está literalmente nos resultados que estão obtendo todos os dias. Eles podem ganhar”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby. “Putin não alcançou nenhum dos seus objetivos estratégicos na Ucrânia. Não conquistou Kiev e não derrubou o governo. Só tomou o controle de pequeno número de centros populacionais”, disse Kirby na noite de quarta-feira (07).
“E não foram os que procurava. Por isso, Mariupol ainda não foi tomada. Tirou as forças de Kiev e de Chernihiv. Não conquistou Kharkiv nem Mykolayiv, no Sul da Ucrânia”, completou. Segundo o porta-voz, “os ucranianos lutam corajosamente pelo seu país e negaram a Putin os seus objetivos estratégicos. Eles podem vencer”.
Nesta quinta-feira (07), o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que vai pedir o envio de mais armamento à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Drones
Cem drones de combate foram enviados à Ucrânia pelos Estados Unidos. O porta-voz do Pentágono disse que os equipamentos chegaram ao país no início desta semana. “Agora, estamos conversando com os ucranianos sobre o uso dos drones”, acrescentou.
A Casa Branca anunciou que vai fornecer mais US$ 100 milhões em ajuda militar à Ucrânia, aumentando o apoio dos norte-americanos para US$ 1,7 milhão desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.