Segunda-feira, 15 de junho de 2026

Estados Unidos e Colômbia são os principais destinos internacionais de Lula no terceiro mandato

Os países mais visitados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no seu terceiro mandato são a Colômbia e os Estados Unidos – mesmo em meio às tensões na relação diplomática com o governo de Donald Trump –, aponta levantamento divulgado pela CNN Brasil com base na agenda oficial do mandatário.

Lula foi cinco vezes à Colômbia e cinco aos Estados Unidos desde que assumiu o terceiro mandato. Na sequência da lista, aparecem Uruguai, com quatro visitas do mandatário; Argentina, Vaticano e Emirados Árabes Unidos, com três cada.

O presidente visitou os Estados Unidos três vezes para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece anualmente em setembro, em Nova York. Tradicionalmente, o Brasil faz o discurso de abertura do evento. Em outras duas oportunidades, o petista foi ao país ao encontro do presidente americano: em fevereiro de 2023 encontrou Joe Biden e, em maio deste ano, Donald Trump.

Duas das visitas, portanto, aconteceram com a Casa Branca sob comando do republicano, que voltou ao poder em janeiro de 2025. E existe a previsão de que Lula vá novamente aos Estados Unidos mais duas vezes neste ano, para participar do encontro anual da ONU em setembro e da Cúpula do G20 em dezembro.

Já as idas de Lula à Colômbia incluíram dois compromissos da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), uma participação na Cúpula da OTCA (Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) e duas visitas de trabalho dedicadas a encontros com o presidente Gustavo Petro.

Atualmente, Lula está na França para participar da reunião de líderes do G7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Reino Unido anuncia proibição de redes sociais para menores de 16 anos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play