Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026

Estados Unidos liberam espaço aéreo e companhias retomam voos ao Caribe

Os Estados Unidos informaram às companhias aéreas que as restrições ao espaço aéreo do Caribe foram suspensas a partir das 2h deste domingo (4), no horário de Brasília. Com a liberação, os voos podem ser retomados gradualmente, conforme a atualização das malhas aéreas, segundo o secretário de Transportes norte-americano, Sean Duffy.

A medida ocorre após o cancelamento de centenas de voos por grandes companhias aéreas, provocado pelo ataque dos EUA à Venezuela, realizado na madrugada de sábado, que culminou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Companhias como United Airlines, American Airlines, Spirit e Delta informaram que já se preparavam para retomar as operações com destino ao Caribe ainda neste domingo. Apesar da liberação, especialistas alertam que a normalização completa dos voos deve levar alguns dias.

Apesar da liberação do espaço aéreo, a normalização completa das operações não deve ser imediata. Além das empresas americanas, companhias aéreas europeias e sul-americanas também haviam cancelado voos para a região nos últimos dias. Fator reflete o aumento da percepção de risco após a escalada do conflito na Venezuela.

O episódio evidencia como eventos geopolíticos podem gerar impactos imediatos sobre o setor de aviação, afetando rotas internacionais, custos operacionais e a confiança de passageiros em períodos de instabilidade.

De acordo com o analista do setor aéreo Robert Mann, mesmo com o fim das restrições, as empresas precisarão de tempo para reorganizar tripulações, aeronaves e horários. Além das companhias norte-americanas, empresas europeias e sul-americanas também haviam suspendido voos durante o período de instabilidade.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Número de trabalhadores com carteira assinada que pedem demissão alcançou, pela primeira vez, a marca de 9 milhões em 12 meses
Número de beneficiários do programa Bolsa Família diminuiu
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play