Domingo, 18 de janeiro de 2026

Estão abertas oficialmente as festividades do Carnaval de 2026 em Porto Alegre

A chuva que atingia Porto Alegre na noite de sexta-feira (16) não foi obstáculo – e nem desbotou o brilho de um dos eventos mais tradicionais da cidade: a “Descida da Borges”. Trata-se do desfile anual realizado no trecho que vai da Esquina Democrática ao Mercado Público (Centro Histórico) para abrir oficialmente a programação de Carnaval da capital gaúcha.

Com a mesma alegria e entusiasmo das edições anteriores, compareceram integrantes de escolas de samba, presidentes das Ligas União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e da União das Entidades Carnavalescas (UECGAPA), autoridades e centenas de populares.

Antes da descida pelo segmento da avenida Borges de Medeiros, uma cerimônia com a presença do prefeito Sebastião Melo e da primeira-dama municipal Valéria Leopoldino marcou a entrega simbólica da Chave da Cidade à Corte Oficial do Carnaval, composta pelo rei momo Jeferson Amorim, rainha Kerolyn Jordana (Praiana), primeira-princesa Zamilla de Jesus (Copacabana) e segunda-princesa Carolina Ferreira (Fidalgos e Aristocratas).

O rei-momo então declarou aberta a temporada de festejos carnavalescos na capital gaúcha. Em seguida, foi a vez de o babalorixá Pai Chiquinho de Oxalá e o padre Sérgio Belmonte (Igreja São Jorge) concederem um bênção ecumênica ao estandarte das escolas de samba.

Não menos importante foi a Corte da Diversidade, composta pela rainha Isis Bragança, da Estado Maior da Restinga, primeira-princesa Vitoria Santos (Bambas da Orgia) e segunda-princesa Jordana Moontero (Unidos da Vila Mata).

Após a cerimônia, iniciou-se a Descida da Borges, desde a Esquina Democrática até o Museu de Arte do Paço. A avenida virou passarela para apresentação dos sambistas da tribo Os Comanches e as campeãs do Carnaval de 2025 nos grupos Ouro, Prata e Bronze – União da Tinga, Imperadores do Samba e Cohab Santa Rita.

A Descida da Borges é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e a União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA). Os desfiles oficiais das escolas estão marcados para 27 e 28 de fevereiro (sexta-feira e sábado), no Complexo Cultural do Porto Seco, localizado no bairro Rubem Berta (Zona Norte).

Com a palavra…

“Desde a retomada do Carnaval de Porto Alegre, temos trabalhado juntos para qualificar as manifestações culturais da cidade”, declarou o prefeito. “A ‘Descida da Borges’ tem um papel social fundamental, como um momento de união, valorização da nossa história e respeito.”

A titular da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Liliana Cardoso Duarte, destacou os 70 anos de desfiles competitivos e a importância do carnaval no cenário cultural da cidade: “O poder público valoriza o carnaval, e o fomento às escolas foi alcançado seis meses antes do carnaval”.

O vice-presidente da Uespa, Juarez Gutierrez, agradeceu à prefeitura pelo apoio às escolas e lembrou que a Descida da Borges é um termômetro do desfile no Porto Seco. Já a presidente da UECGAPA, Kelly Ramos, reforçou o valor do carnaval para a cidade e fez um pedido para que as próximas edições da “Descida da Borges” sejam realizadas com periodicidade semanal, a partir de janeiro.

O público também se manifestou. Em declaração à assessoria de imprensa do município, os amigos Gabriela Ventura e Luís Leffa vieram pela primeira assistir à descida e estavam empolgados, apesar da chuva. “Sou atriz e meu amigo  é músico. Gostamos de carnaval e esse é o melhor programa, mesmo com mau tempo”, disse ela ao site prefeitura.poa.ber.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vereadores discutem a regulamentação do uso de patinetes elétricos em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play