Domingo, 26 de outubro de 2025

“Estão inventando uma guerra contra a Venezuela”, diz Maduro sobre mobilização militar dos Estados Unidos

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que os Estados Unidos estão “inventando uma guerra” contra o país latino-americano. A fala de seu no contexto do início de uma operação militar norte-americana no Caribe, incluindo o acréscimo de um porta-aviões.

De acordo com a Casa Branca, o governo de Donald Trump enviou navios de guerra, aviões de combate e soldados para a região, alegadamente no âmbito de operações contra o narcotráfico. Já a autoridade de Caracas acusa que o objetivo é derrubar Maduro do poder.

Desde o dia 2 de setembro, foram bombardeadas ao menos dez lanchas supostamente usadas para o tráfico de drogas. O resultado até agora são ao menos 43 mortos.

“Eles estão inventando uma nova guerra eterna, prometeram que nunca mais se envolveriam em uma guerra e estão inventando uma guerra que nós vamos evitar”, declarou o líder de Caracas. Ele emendou: “Washington inventou um relato extravagante, vulgar, criminoso e comprovadamente falso, pois a Venezuela é um país livre da produção de folha de coca e de cocaína. Vamos alcançar 100% de liberdade de passagem de minúsculos 5% do narcotráfico que vêm da Colômbia”.

Seu ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, classifiou o desdobramento da ofensiva dos Estados Unidos como “uma séria ameaça militar no Caribe e contra a Venezuela, aliás contra a região e contra toda a América Latina”.

Trump disse que estuda ataques em terra. Mais cedo, o governo norte-americano havia informado que somará à sua operação no Caribe o porta-aviões USS Gerald R. Ford.Trata-se da maior embarcação do gênero no mundo e também a mais moderna dos Estados Unidos, conforme a sua Marinha. Tem capacidade para abrigar até 90 aviões-caça e helicópteros, além de dispor de uma pista para pousos e decolagens.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) enfraquecem a versão oficial das operações: o Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, da agência da entidade para entorpecentes e crimes, aponta que o produto que mais causa overdoses nos país atualmente é o fentanil, procedente do México, que faz fronteira com o território do país governado por Trump.

“Apesar disso, a frota militar norte-americana foi enviada para o mar do Caribe, na outra ponta do sul dos Estados Unidos e perto da Venezuela”, aponta um recente relatório produzido pela ONU. (com informações de O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Estados Unidos e China ignoram medidas contra o aquecimento global
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play