Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de novembro de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, junto do presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou o “Fifa Pass”, um passe que servirá para dar prioridade na lista das entrevistas e agendamentos de visto às pessoas que já tiverem comprado ingresso para a Copa do Mundo de 2026. O comunicado ocorreu nesta segunda-feira (17), na Casa Branca, junto de membros da força-tarefa montada pelo mandatário para ajudar no planejamento do torneio.
“Se você tiver um ingresso para a Copa do Mundo, você pode ter um apoio prioritário para ganhar sua VISA (visto para entrada nos Estados Unidos)”, disse o presidente dos Estados Unidos. E continuou: “Com esse Fifa Pass, nós podemos garantir que aqueles que compram um ingresso, que são fãs de futebol, podem vir e assistir à Copa do Mundo na melhor condição.”
Infantino ressaltou que “esta será a maior e mais inclusiva Copa do Mundo da Fifa da história, e o serviço Fifa Pass é um exemplo muito concreto disso”.
“Os Estados Unidos estão preparados para receber torcedores de todo o mundo em uma escala sem precedentes, e estamos trabalhando para garantir que o futebol una o mundo quando o torneio começar na América do Norte em junho do próximo ano”, diz o presidente da Fifa.
O evento também contou com a presença do Secretário de Estado Marco Rubio, da Secretária de Segurança Interna Kristi Noem e todos os membros da Força-Tarefa da Casa Branca nomeados por Trump.
“Os Estados Unidos estão oferecendo agendamentos prioritários para que os torcedores da Copa do Mundo da FIFA realizem suas entrevistas de visto e comprovem que se qualificam. O pontapé inicial está chegando, então agora é a hora de aplicar. Estamos honrados em sediar a maior e mais segura Copa do Mundo da história”, disse o secretário de estado.
Torcedores de países participantes do Programa de Isenção de Visto (VWP, da sigla em inglês) podem ser elegíveis para solicitar viagem sem visto por meio do Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA).
A Copa do Mundo começará no dia 11 de junho e irá até 19 de julho de 2026. Ela tem como sede não apenas o país americano, como Canadá e México. Será a primeira edição com 48 seleções, novo formato adotado pela Fifa e a Seleção Brasileira está garantida na competição.
O sorteio da Copa está próximo. A definição dos grupos para a competição está programada para o dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington.
As 48 seleções serão divididas em quatro potes, definidos pelo ranking da Fifa. O Pote 1 reunirá os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá), além das nove seleções mais bem colocadas no ranking entre as classificadas. Os Potes 2, 3 e 4 seguirão a ordem decrescente de classificação. Cada pote terá uma seleção de cada grupo.
Das 48 seleções que disputarão a Copa do Mundo 2026, 42 estarão definidas até o dia 5 de dezembro. As outras seis seleções serão conhecidas na repescagem internacional e europeia, que acontecerão em março de 2026. Elas estarão no Pote 4.