Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de novembro de 2025
Iniciou nesta segunda-feira (10), a distribuição dos cartões de auxílio para compras na Feira do Livro de Porto Alegre aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade. Cada estudante contemplado recebe um cartão no valor de R$ 60 para adquirir livros durante a visita ao evento, acompanhados por seus professores.
Nesta segunda-feira (10), 835 cartões foram entregues a estudantes de nove escolas que visitaram a Feira. Até o fim do evento, o benefício contemplará 7.297 alunos da rede municipal. A iniciativa faz parte do Programa Alfabetiza+POA e tem como objetivo fortalecer o processo de alfabetização nos primeiros anos, ampliar o acesso à literatura e incentivar o gosto pela leitura dentro e fora da sala de aula.
O programa oferece formação continuada para professoras alfabetizadoras, supervisoras e diretores. Além disso, equipes técnicas da Smed acompanham as práticas pedagógicas nas escolas, com foco em garantir a alfabetização na idade certa.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a ação vai além do apoio financeiro.
“É muito importante que as crianças vivam a experiência completa da Feira do Livro: caminhar entre as bancas, escolher, folhear e levar para casa o seu próprio livro. Esses momentos despertam autonomia, curiosidade, encantamento e o amor pela leitura desde cedo. E tudo isso também faz parte do processo de aprender”, destacou.
Criado em maio deste ano, o programa tem a meta de elevar a taxa de alfabetização dos atuais 40% para 75% dos estudantes ao final do 2º ano. Em outubro, Porto Alegre já alcançou o marco de 63% das crianças alfabetizadas até o 2º ano, o melhor índice desde 2016.