Sábado, 25 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de outubro de 2025
Alunos de escolas municipais e estaduais de Porto Alegre terão passe-livre nos ônibus do transporte coletivo para os deslocamentos até as instituições de ensino no período entre esta segunda-feira (27) e o dia 4 de novembro, quando serão aplicadas as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). É nessário portar o cartão TRI Escolar.
A medida é direcionada a estudantes de 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. De acordo com a prefeitura e o governo gaúcho, a isenção da passagem tem por objetivo incentivar o engajamento das famílias das crianças e adolescentes aos testes.
Para viabilizar a ação, foi firmado um acordo entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e as pastas municipais de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Educação (Smed). Titular desta última, Raquel Teixeira ressalta a importância da parceria: “Agradecemos o engajamento por parte do prefeito Sebastião Melo, da SMMU e da Smed nesta importante iniciativa que facilitará o acesso dos estudantes das escolas estaduais e municipais da capital gaúcha”.
O responsável pela SMMU, Adão de Castro Júnior, acrescenta: “Garantir o acesso gratuito ao transporte público durante a realização das provas é uma forma de assegurar a participação dos estudantes e, ao mesmo tempo, contribuir para resultados que são essenciais na formulação de políticas públicas voltadas à educação”.
Simulado
Procedimento nacional aplicado a cada dois anos em escolas públicas de todo o Brasil, o Saeb é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Em avaliação está a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática – neste edição também serão realizadas questões amostrais em Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
As provas são voltadas aos alunos das etapas finais de cada ciclo da educação básica, envolvendo as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Além disso, o Saeb abrange a realização de questionários contextuais para a comunidade escolar.
Os resultados servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos indicadores da qualidade do ensino no País. Com esses dados, redes estaduais e municipais obtém subsídios para um diagnóstico mais preciso da realidade do ensino.
(Marcello Campos)