Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

“Eu também não gosto de você”: Embaixador australiano nos Estados Unidos deixará o cargo após fala de Trump

A Austrália anunciou nessa terça-feira que seu embaixador nos Estados Unidos deixará o cargo após três anos, em decorrência do comentário do presidente Donald Trump sobre ele: “Eu também não gosto de você”. O momento da crítica foi registrado e amplamente compartilhado nas redes sociais.

O embaixador Kevin Rudd, ex-primeiro-ministro, deixará o cargo em 31 de março para assumir a presidência do think tank Asia Society, em Nova York. Rudd já era crítico de Trump antes de se tornar embaixador.

Trump expressou desprezo por Rudd durante uma reunião televisionada entre os líderes dos dois países, o que levou algumas figuras da oposição australiana a pedirem sua renúncia.

O primeiro-ministro Anthony Albanese afirmou, na época, que a decisão de deixar o cargo antecipadamente caberia a Rudd.

Antes de assumir o cargo em Washington, Rudd descreveu Trump como “o presidente mais destrutivo da História” e alguém que “arrasta a América e a democracia pela lama”.

Rudd apagou os comentários de suas redes sociais depois que Trump venceu a eleição para retornar à Casa Branca, em novembro de 2024.

Rudd, um diplomata de carreira que fala mandarim, foi nomeado embaixador durante a presidência de Joe Biden, quando a Austrália esperava que seu conhecimento sobre a China lhe desse influência em Washington.

Trump xinga funcionário que o chamou de ‘protetor de pedófilo’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi visto supostamente xingando um homem durante uma visita a uma fábrica da Ford, em Detroit, nesta terça-feira, 13. A cena foi registrada em vídeo.

Durante o tour pelas instalações, um funcionário pode ser ouvido gritando “protetor de pedófilo” em direção ao presidente. Ao ouvir a provocação, Trump interrompe a caminhada e aparenta responder com a frase “Vai se f****”, além de levantar o dedo do meio.

O episódio ocorre em meio a críticas direcionadas ao presidente por sua relação passada com o bilionário Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual de menores e morto em 2019. A antiga amizade entre os dois tem sido frequentemente mencionada e voltou a ganhar atenção em meio a cobranças por mais transparência sobre o caso.

O governo dos Estados Unidos tem sido pressionado a divulgar informações da investigação envolvendo Epstein. O bilionário mantinha relações com figuras influentes, como celebridades e políticos, que participavam dos crimes. Com informações dos portais O Globo e Terra.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Argentina encerra 2025 com a inflação a mais baixa em oito anos
Argentina encerra 2025 com inflação de 31,5%, a mais baixa desde 2017
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play