Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Evento na UFRGS homenageia 80 anos de nascimento da artista plástica gaúcha Magliani

Abrindo as comemorações do 80º aniversário de nascimento da artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani (1946-2012), celebrados em 25 de janeiro, o Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe às 17h desta quinta-feira (22) uma roda de conversa com a crítica e historiadora da arte Neiva Bohns e os artistas visuais Julio Castro e Romanita Disconzi. O evento é gratuito e aberto ao público, na Sala Araucária do Campus Central, com acesso pela rua Engenheiro Luiz Englert nº 333, em Porto Alegre. A realização é do espaço cultural Estudio Dezenove, com apoio institucional do Hotel Praça da Matriz.

Nascida em Pelotas e depois radicada em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes e Rio de Janeiro, Magliani graduou-se em 1967 pelo Instituto de Artes da UFRGS, mesma instituição na qual obteve pós-graduação em pintura e formação pedagógica na Faculdade de Filosofia. Na década de 1970 passou a realizar exposições regulares em diversas cidades do País e atuou em diferentes segmentos além da pintura – sua atividade mais consolidada. Foi também ilustradora e diagramadora em veículos da imprensa, além de cenógrafa, figurinista e atriz.

Destacou-se como mulher culta, talentosa e questionadora, em um ambiente marcado por adversidades. Sua técnica predominante foi a pintura, marcada na forma pelo figurativismo neoexpressionista e pautada no conteúdo pelo questionamento da condição social feminina e do ser humano como um todo, com seus desafios e incertezas existenciais. “Minha pintura sempre foi e continua sendo um jeito pessoal de pensar o mundo, um instrumento de investigação humana”, definia.

Núcleo Magliani

Desde 2013 (um ano após ela falecer), o amigo e parceiro de ateliê no Estudio Dezenove, Julio Castro, mantém no Rio de Janeiro o Núcleo Magliani, espaço dedicado à preservação do legado da artista gaúcha. Dentre as atividades realizadas estão a pesquisa, mapeamento da obra, exposições com peças do acervo e seminários.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre lidera ranking nacional de funcionamento da máquina pública entre as capitais
Concluída a reconstrução do trecho 2 do dique do Sarandi
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play