Domingo, 19 de outubro de 2025

Ex-ministro Gonçalves Dias diz que estava no Planalto no 8 de janeiro para retirar manifestantes

O agora ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, disse que estava no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro para retirar os invasores golpistas de lá. “Eu cheguei ao palácio quando os manifestantes tinham rompido o bloqueio militar na altura do Ministério da Justiça. A maior parte subiu pela rampa. Como o palácio tem vidro, as pessoas quebraram os vidros. Não entraram pelas portas. É um vidro extremamente vulnerável”, afirmou.

“Eu entrei no palácio depois que o palácio foi invadido e estava retirando as pessoas do 3º e 4º piso, para que houvesse a prisão no 2º”, completou. A presença de Dias no Planalto no dia dos atos foi divulgada mais cedo nesta quarta em vídeo pela CNN Brasil.

As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro funcionário do órgão entrega água mineral para os vândalos.

Sigilo

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) colocou sigilo de 5 anos sobre os vídeos dos ataques golpistas ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

Inicialmente, o GSI até divulgou alguns vídeos do circuito interno, como o que mostra a destruição de obras de arte. Mas, depois que chegaram pedidos para todo o material, via Lei de Acesso à Informação, o GSI declarou o sigilo.

Só que vídeos divulgados nesta quarta-feira (19) pela CNN Brasil mostram a presença do chefe do GSI, Gonçalves Dias, dentro do Planalto no dia dos atos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Chefe do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias pede demissão
Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos poderão receber vacina bivalente nesta quinta-feira em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play