Terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 é preso por agressão nos Estados Unidos

O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Antônio Pizzonia, 45, foi preso por agressão no último sábado, 10, no condado de Montgomery, no Texas, Estados Unidos. De acordo com as autoridades locais, Pizzonia acompanhava o filho durante um torneio de kart quando se envolveu em uma confusão com o pai de outro adversário.

Segundo o Gabinete do Xerife de Montgomery, o incidente ocorreu durante a disputa da categoria X30 Junior do Superkarts USA Winter Series, em New Caney, após o filho de Pizzonia se desentender com o pai de um adversário.

O ex-F1 se envolveu na confusão e teria desferido socos e uma voadora, que o levaram a ser preso por agressão com lesão corporal. Segundo a polícia local, ele foi liberado após pagar fiança e deverá responder em liberdade.

No Texas, a agressão que resulta em lesão corporal (Classe A) pode ocasionar um ano de prisão em cadeia municipal, multa de até US$ 4 mil (R$ 21,5 mil) ou ambas as punições.

O ex-piloto Antônio Pizzonia foi um dos 33 brasileiros a competir na Fórmula 1 em toda a história. Além da principal divisão do automobilismo mundial, também competiu em outras categorias, mantendo-se ativo até 2010.

Natural de Manaus, Antônio Pizzonia nasceu em 11 de setembro de 1980. Foi casado com a campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi entre 2003 e 2006, com quem teve uma filha. Ele também é pai de outros dois filhos e atualmente vive nos Estados Unidos.

Ganhou o apelido de ‘Jungle Boy’ (garoto da selva, em tradução literal) ao estrear na Fórmula 1 pela Jaguar, em 2003, onde disputou as primeiras 11 provas do ano, sendo demitido em seguida.

Ele foi contratado no ano seguinte pela Williams, como piloto de testes – posição que ele já havia ocupado na equipe em 2002 – e substituiu o ex-piloto Ralf Schumacher em quatro provas, quando este se afastou devido a um acidente.

Em 2005, ele também substituiria o Nick Heidfeld, também na Williams, nos últimos cinco GPs daquela temporada.

Ao todo, participou de 20 corridas na principal divisão do automobilismo mundial. Ao longo da carreira, foi campeão da Fórmula Vauxhall e Fórmula Renault, na Inglaterra, e ganhou o prestigiado campeonato da F3 Inglesa. Também competiu na Stock Car entre 2007 e 2010. Com informações dos portais Terra e G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Presidente do Tribunal de Contas da União diz que o tribunal terá acesso a documentos do Banco Central sobre liquidação do Banco Master
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play