Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de outubro de 2025
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está se submetendo a radioterapia e tratamento hormonal para combater um câncer de próstata, declarou um porta-voz neste sábado (11).
O democrata de 82 anos, que desistiu de sua candidatura à reeleição em 2024 por motivos de saúde, revelou em maio que havia sido diagnosticado com uma forma “agressiva” de câncer de próstata com “metástases ósseas”.
Segundo o escritório do ex-presidente, o câncer tinha então pontuação 9 na escala de Gleason, que avalia a agressividade dos cânceres de próstata em uma medição que vai até 10.
“Como parte de um plano de tratamento para o câncer de próstata, o presidente Biden está atualmente se submetendo a radioterapia e tratamento hormonal”, declarou o porta-voz.
A radioterapia “utiliza raios ou partículas de alta energia para destruir as células cancerígenas”, explica a Sociedade Americana do Câncer em seu site. Esse tipo de tratamento é usado em diferentes estágios do câncer de próstata, especifica a organização.
O objetivo do uso de hormônios nesse tipo de doença, observa a instituição, é “reduzir os níveis dos hormônios masculinos, chamados andrógenos, no corpo ou evitar que estimulem o crescimento das células do câncer de próstata”.
Após expressar inicialmente sua “tristeza” com a notícia em maio, o atual presidente, Donald Trump, sugeriu no dia seguinte que o diagnóstico do democrata já era conhecido havia muito tempo. Em junho, Trump ordenou o início de uma investigação sobre o entorno de Biden, suspeito de ter “conspirado” para encobrir o declínio físico e cognitivo de seu sucessor e antecessor na Casa Branca. (Com informações de O Globo)