Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de setembro de 2025
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o processo contra o seu marido, Jair Bolsonaro (PL), réu por suposta tentativa de golpe de Estado, é uma “ficção” e criticou a condução do julgamento.
“Esse processo está tão marcado por ilegalidades e quebras do devido processo legal que o julgamento será apenas mais um capítulo da ficção que ele representa”, afirmou Michelle após o término do segundo dia do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pela 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal).
A defesa do ex-presidente alegou não haver provas que liguem Bolsonaro aos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 ou a supostos planos golpistas, incluindo o assassinato de autoridades. O julgamento será retomado na próxima terça-feira (9) com o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
“Pior do que qualquer expectativa em relação ao julgamento é ter que suportar o silêncio, a inércia e a omissão de detentores de poder, de integrantes da mídia e de membros de organizações, que dizem lutar pelos direitos fundamentais e que se calam diante de tantas irregularidades”, disse Michelle.
“Ele [Bolsonaro] não deve comparecer ao teatro que está ocorrendo no STF justamente por causa do seu estado de saúde, mas não há nada definitivo sobre isso”, prosseguiu a ex-primeira-dama. As declarações foram dadas em entrevista à CNN.