Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de novembro de 2025
Após a vitória do Real Betis por 2 a 0 sobre o Lyon pela Liga Europa, o técnico Manuel Pellegrini surpreendeu ao propor uma mudança ousada nas regras do futebol. Em entrevista coletiva na última quinta-feira (6), o chileno de 72 anos sugeriu que, uma vez que a bola ultrapasse a linha do meio-campo, não possa mais ser recuada para o campo de defesa, uma ideia inspirada no basquete.
“Acho que existem outras regras que poderiam ser modificadas para melhorar o futebol, como impedir que a bola retorne ao seu próprio campo depois de cruzar o meio-campo. Isso tornaria o futebol mais dinâmico. Especialistas estão analisando isso. Precisamos torná-lo mais interessante e dinâmico e, para isso, precisamos estar mais perto do gol adversário”, afirmou Pellegrini.
No basquete, os times têm oito segundos para atravessar a quadra e não podem retornar ao campo defensivo após isso. Além disso, há um limite de 24 segundos para concluir o ataque. Pellegrini acredita que uma adaptação dessa lógica ao futebol poderia evitar a retenção excessiva da bola e promover mais emoção.
O treinador também comentou sobre as alterações recentes nas regras do futebol, como a punição aos goleiros que seguram a bola por mais de oito segundos, agora passível de escanteio para o adversário. Questionado sobre possíveis mudanças na regra do impedimento, Pellegrini foi direto:
“É difícil dar uma opinião. Acho que a regra do impedimento, para mim, está correta no momento. E com o VAR, é muito mais fácil evitar erros. Se vão começar a verificar se é o corpo todo, se não… Acho que isso só vai gerar problemas.”
A vitória do Betis foi marcada por um golaço do brasileiro Antony, que encobriu o goleiro em lance comparado pela imprensa espanhola ao primeiro gol de Lionel Messi pelo Barcelona. O resultado consolidou a boa fase da equipe e deu ainda mais visibilidade às ideias inovadoras de seu comandante.