Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Excelência genética em destaque: Angus e Ultrablack brilham na Exposição Nacional em Chapecó

Chapecó (SC) foi palco de um dos eventos mais aguardados da pecuária nacional: a Exposição Nacional das raças Angus e Ultrablack, realizada durante a programação da Efapi. No primeiro dia de julgamentos, fêmeas e machos das duas raças foram avaliados na categoria de curral, com destaque para cabanhas que vêm se consolidando como referência em genética e manejo.

Entre os grandes campeões, brilharam os nomes da Fazenda da Conquista (São Joaquim/SC), Cabanha Soldera (Panambi/RS), 3 Marias Agronegócios (Videira/SC) e Fazenda Renascença (Vargem/SC). A competição foi promovida pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, com apoio do núcleo catarinense das raças e julgamento técnico de Flávio Montenegro Alves.

Fêmeas premiadas

Na raça Angus, a terneira maior do Lote 2 (TAT: 401), da Fazenda da Conquista, foi eleita Grande Campeã Individual. A Reservada ficou com o Lote 1 (TAT: TBI1148), da 3 Marias Agronegócios. Já o Grande Campeonato de Lote de Fêmeas foi vencido pela Cabanha Soldera, com o Lote 5 de novilhas menores.

A vaca adulta do Lote 14 (TAT: IA947), da 3 Marias Agronegócios, levou o título de Grande Campeã Individual Angus. A Reservada foi a vaca jovem do Lote 13 (TAT: TE3632), da Fazenda Reconquista. A Terceira Melhor Fêmea foi a novilha menor do Lote 5D (TAT: TE24042), da Cabanha Soldera.

Na raça Ultrablack, a Fazenda da Conquista dominou os rankings. O Lote 1 (TAT: 455 e 453) venceu o Grande Campeonato de Lotes, e a terneira maior do Lote 1A (TAT: 455) foi a Grande Campeã Individual. Rodrigo Campos Nunes, da Cabanha Campos, conquistou a Reservada com a novilha menor do Lote 4 (TAT: FIV02).

Machos campeões

Entre os machos Angus, o terneiro maior do Lote 18 (TAT: 400), da Fazenda da Conquista, foi o Grande Campeão. A 3 Marias Agronegócios levou o Reservado com o Lote 15 (TAT: TBI1154). O Terceiro Melhor ficou com o Lote 16 (TAT: 404), também da Fazenda da Conquista.

Nos lotes de machos Angus, a Cabanha Soldera venceu com os touros júniores do Lote 19. O Reservado foi para a Genética AGP, com o Lote 20. O Grande Campeão Individual foi o touro dois anos do Lote 24 (TAT: TE881), da Fazenda Renascença. José Paulo Dornelles Cairoli e Vinicius Bortolozzo completaram o pódio com os touros dos Lotes 23 e 21, respectivamente.

Na Ultrablack, o Lote 8 (TAT: 460 e 456), da Fazenda da Conquista, venceu o Grande Campeonato de Lotes. O touro jovem do Lote 13 (TAT: UT135), da Fazenda Renascença, foi o Grande Campeão Individual.

Voz dos criadores

Antônio Marcos Pagani, da Fazenda da Conquista, celebrou os resultados: “Estamos muito felizes em saber que estamos no caminho certo. Produzimos animais com genética melhorada, carne de qualidade e apostamos cada vez mais em tecnologia.”

Didi Soldera, da Cabanha Soldera, destacou os diferenciais dos animais: “São precoces, com estrutura óssea e volume de costela. Isso é o que o mercado busca e o que estamos introduzindo.”

Dorival Carlos Borga, da 3 Marias Agronegócios, reforçou o valor da genética: “Selecionamos há 18 anos os animais que o mercado quer. Vencer nos dá segurança de que estamos fazendo um bom trabalho.”

Nelson Antônio Serpa, da Fazenda Renascença, concluiu: “Essas vitórias são fruto de uma seleção apurada. Buscamos animais de pelagem curta e fina, equilibrando fenótipo e genótipo.”

A Exposição Nacional reafirma o protagonismo da genética Angus e Ultrablack na pecuária de corte brasileira, valorizando o trabalho técnico e a dedicação dos criadores que investem em qualidade e inovação. (por Gisele Flores)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Vice-governador gaúcho inaugura pavimentação em Soledade e destaca investimentos na Região
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play