Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de julho de 2025
Maior feira a céu aberto do agronegócio na América Latina, a Expointer chegará à sua 48ª edição, de 30 de agosto a 7 de setembro deste ano, com uma presença recorde de 456 empreendimentos no Pavilhão da Agricultura Familiar. O número supera em mais de 10% o registrado na edição de 2024, quando 413 estandes participaram do tradicional espaço no evento do Parque de Esteio (Região Metropolitana de Porto Alegre).
Os negócios inscritos representam 196 dos 497 municípios gaúchos, reforçando a presença da agricultura familiar em diferentes regiões do Estado. Esta será a 27ª vez em que o segmento participa da feira, em um movimento que cresce a cada edição: no ano passado, o espaço totalizou faturamento de aproximadamente R$ 11 milhões, uma alta de 25% na comparação com o de 2023 e recorde na história do Pavilhão.
Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Rio Grande do Sul, Vilson Covatti, o número de inscritos demonstra a relevância da agricultura familiar no contexto da feira:
“A Expointer é a grande vitrine das nossas agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. Mais do que exposição, é a demonstração concreta de que o investimento do Estado nesse setor dá resultado. A qualidade e a diversidade dos produtos que chegam ao público mostram a capacidade e o potencial dos nossos agricultores”.
Perfil
Dos 456 empreendimentos confirmados, 355 são agroindústrias familiares, representando aproximadamente 78% do total. E 70 nunca participaram de edições anteriores. O espaço também contará com 70 estandes de artesanato, incluindo oito indígenas e dois quilombolas, e 31 estandes de flores, plantas e mudas.
O público terá acesso a uma variedade de produtos como queijos, embutidos, laticínios, pães, cucas, doces, geleias, mel, pescados, produtos da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, cachaças, sucos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.
Além disso, os atrativos abrangem praça de alimentação composta por sete cozinhas vinculadas diretamente às agroindústrias familiares, oferecendo pratos típicos elaborados com produtos cultivados no meio rural gaúcho. Já no artesanato, os visitantes encontrarão itens confeccionados a partir de matérias-primas como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição rural do Estado.
O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer tem como organizadores a SDR, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e entidades como Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Via Campesina.
(Marcello Campos)