Terça-feira, 20 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de maio de 2025
Celebrando seu primeiro ano no Palazzo Gallarati, em pleno quadrilátero da moda de Milão, a Ornare, referência em mobiliário sob medida, acaba de inaugurar mais uma edição do projeto Art All Around. Logo na entrada do showroom da Via Manzoni, os visitantes são recebidos pela instalação “Nimbo”, criada pelo estúdio milanês Parasite 2.0 especialmente para o espaço, com cores e nuances do pôr do sol.
“Acreditamos que o design é uma forma poderosa de expressão e conexão. Queremos fortalecer nosso diálogo com a arte, criando experiências que envolvam e inspirem”, explica Esther Schattan, sócia fundadora e diretora da Ornare.
Nos demais ambientes, entre a série de obras, destacam-se peças da brasileira Lara Matana: o tronco de árvore com vidro soprado da vitrine é dela, assim como um díptico com efeito 3D.
“As telas foram feitas com lâminas de madeira disponibilizadas pela Ornare, que vieram da fábrica. Materiais que seriam descartados e, graças à arte, foram ressignificados”, detalha Lara.
Os trabalhos dividem a cena com obras do italiano Luca Boffi, que também ressignifica matérias-primas, como folhas e trigos secos, expostas sob tule. “Traduz a luz do campo para dentro da tela”, ressalta a curadora Marina Conde, responsável por selecionar cada um dos trabalhos dentro do contexto “Mondi connessi” (Mundos Conectados), tema do Fuorisalone 2025.
“As obras convidam à contemplação, a olhar para dentro e para uma conversa entre Brasil e Itália através da arte e natureza.” As informações são do portal O Globo.
Lara Matana
Lara Donatoni Matana está no universo dos criadores que operam em harmonia com a Natureza, artistas que se espalham pelo mundo em grupos integrados, células comunicantes, individualidades carismáticas que atuam em defesa do planeta. Mais que uma atitude estética, trata-se de busca por qualidade de vida que, por si só, já envolves suas criações de uma aura especial. Não obstante essa sintonia, a produção artística de Lara desenvolve-se com descartes de madeira, reutilizados de forma sustentável e inteligente, extraindo efeito sedutores de placas, caibros, toras, tocos e toquinhos, sarrafos, farpas, lascas e lâminas.
Luca Boffi
Luca Boffi (Alberonero) estuda a percepção visual, as transformações da paisagem, os processos de transição e reciprocidade entre os seres vivos, entre o natural e o artificial. Interpreta o entorno para restaurá-lo a partir da postura e do gesto de sua própria prática.