Sábado, 06 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de setembro de 2025
A Expointer 2025 foi palco, nesta quarta-feira (3), de uma edição especial do Tá na Mesa marcada pela entrega do 13º Prêmio Vencedores do Agronegócio, do 9º Elas no Agro e do inédito Jovem no Agro. A iniciativa da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) destacou seis cases de inovação, sustentabilidade e impacto social em diferentes elos da cadeia produtiva.
Ao abrir o evento, o presidente da entidade, Rodrigo Sousa Costa, defendeu a valorização de quem mantém o campo produtivo mesmo diante de adversidades, como eventos climáticos extremos, e criticou políticas públicas que, segundo ele, desestimulam o trabalho. “A FEDERASUL reconhece o exemplo de cada um dos empreendedores que sustentam o Brasil e não se intimidaram apesar de todas as dificuldades”, afirmou.
O convidado especial, Luiz Roberto Saalfeld, sócio do Frigorífico Coqueiro, abordou perspectivas para o mercado internacional de carnes, demonstrando otimismo quanto ao fim das tarifas impostas pelos EUA e defendendo a rotação de culturas como estratégia para mitigar oscilações de preços e estoques.
Os vencedores receberam o troféu Três Porteiras em seis categorias:
A comissão julgadora reuniu representantes de Sebrae, Embrapa, Farsul, BRDE e outras instituições, avaliando critérios de inovação, sustentabilidade e impacto econômico.
Para a FEDERASUL, a premiação reforça o papel estratégico do agronegócio na economia e na sociedade, evidenciando que tecnologia, gestão e inclusão são pilares para um setor que, no Rio Grande do Sul, mantém-se resiliente e competitivo mesmo em cenários adversos.