Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de janeiro de 2026
O influenciador Felca é alvo de uma série de ataques e protestos em um jogo infantil, Roblox, desde que a plataforma anunciou proibições em seu chat por áudio. Felca publicou prints das mensagens que recebeu no Instagram nesta quarta-feira (14).
“Está feliz, Felca? Todo mundo está perdendo uma infância de ser criança no Roblox”, escreveu um dos usuários. “Felca, eu vou te matar”, disse outro.
Na própria plataforma, os jogadores criaram cartazes para seus avatares: “Felca, você tirou tudo de mim. Então eu não tenho nada a perder agora”, “Chat de novo ou é guerra contra o dono do Roblox” e “Eu te odeio, Felca” são algumas das frases escritas no jogo que circulam nas redes sociais.
Felca não tem relação direta com a decisão da plataforma, mas virou alvo dos “protestos” por conta da repercussão de seu vídeo Adultização, que já soma 51 milhões de visualizações no YouTube. O vídeo ampliou a discussão sobre exploração infantil na internet e culminou na prisão de Hytalo Santos e na PL da Adultização.
O que mudou no Roblox?
As mudanças no jogo vêm após a plataforma ser alvo de críticas por supostamente facilitar conteúdo adulto e ilegal. Desde o último dia 7, usuários precisam fazer verificações faciais para comprovar a idade.
Isso faz com que crianças não possam conversar com usuários maiores de idade por meio de chats por voz. Jogadores com menos de 9 anos, por exemplo, só podem conversar com usuários com menos de 13. Apenas gamers maiores de 16 anos podem se comunicar com pessoas na faixa etária de 13 a 20 anos.
O que é Roblox?
O jogo começou a ganhar popularidade durante a pandemia e, segundo a própria plataforma, alcançou 151 milhões de usuários no ano passado. O Roblox atraiu crianças, principalmente, pela proposta: os jogadores criam avatares no estilo Lego em um “metaverso”, onde podem criar e interagir com games gerados pelos próprios usuários. (Com informações de O Estado de S.Paulo)