Sábado, 10 de maio de 2025

Fernando Sodré deixa o cargo de chefe da Polícia Civil gaúcha

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) anunciou nessa sexta-feira (9) a saída do delegado Fernando Sodré do cargo de chefe da Polícia Civil gaúcha. Ele comandava a corporação desde fevereiro de 2023 (foi o primeiro negro na função) e pediu sua aposentadoria, aos 60 anos. Seu substituto é o até então subchefe Heraldo Chaves Guerreiro.

Não houve manifestação oficial do governo gaúcho sobre o motivo. O fato, no entanto, é que a decisão de Sodré se deu em um momento de desgaste relacionado a falhas no atendimento da Polícia Civil a mais de 300 mulheres que vítimas de violência doméstica.

O então chefe chegou a fazer questionamentos públicos ao trabalho da corporação nesse quesito, o que teria o colocado em rota de colisão com colegas. Em meio a esse cenário de crise, a titular de uma delegacia colocou seu cargo à disposição e recebeu manifestação de apoio por parte da associação da categoria no Estado.

“Novas lideranças”

Em declarações à imprensa nessa sexta-feira, o governador Eduardo Leite falou que o momento é de “novas lideranças”. Ele contemporizou:

“Houve episódios internos, mas quero destacar que o bom trabalho feito pelo delegado Heraldo Sodré. Valorizo e agradeço sua contribuição, mas há um entendimento de que é hora de nova condição interna”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com Leite em agenda nos Estados Unidos, Gabriel Souza assume como governador do Rio Grande do Sulem exercício
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play