Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

Fila reabre, mas espera para ver caixão da rainha pode ser de 14 horas

Uma transmissão online com atualizações ao vivo da fila de quilômetros de extensão em Londres para prestar homenagem à falecida rainha Elizabeth II está fazendo muito sucesso. A transmissão do YouTube rastreando a fila para entrar no Palácio de Westminster, onde o caixão da monarca ficará disponível para visitação até segunda-feira (19), tinha mais de 12.000 usuários assistindo ao vivo.

Nesta sexta-feira (16), a fila chegou a ser fechada por volta das 9h50 no horário local (5h50 em Brasília), com previsão de reabertura às 15h50 (11h50 em Brasília). Na ocasião, ela chegou a ter mais de 8 quilômetros de extensão, com uma previsão de espera de 14 horas.

Em contraste, um vídeo da BBC News transmitindo imagens do que as pessoas estavam fazendo na fila e imagens do caixão de dentro de palácio tinha, no mesmo horário, apenas cerca de 5.000 pessoas assistindo ao mesmo tempo.

O vídeo de rastreamento da fila foi criado pelo departamento de cultura do governo britânico. Ele mostra uma simples foto do Google Maps do centro de Londres com a rota da fila marcada de roxo, cor associada a realeza.

Do lado direito do mapa, usando um fundo preto em sinal de respeito, são exibidas algumas estatísticas da fila, como tamanho, estimativa de tempo de espera e onde está o final dela.

Alguns usuários online brincaram sobre a fila ser visível do espaço, enquanto outros concentraram a atenção no amor dos britânicos por montar em uma linha ordenada.

“Para nós britânicos, esta é a fila que treinamos por toda a nossa vida. Todas essas horas fazendo fila nos correios, nos pontos de ônibus, e para embarcar em aviões… A mãe de todas as filas”, escreveu Jonathan Green do Twitter na quinta-feira.

As pesquisas na Grã-Bretanha pela palavra “fila” atingiram o pico por volta das 6h da manhã de quinta-feira, conforme dados do Google.

Há uma semana, o voo que transportava o corpo da falecida monarca de Edimburgo para Londres tornou-se o voo mais rastreado da história do Flightradar24.

Guarda real

Um guarda real que estava realizado a segurança do caixão da rainha Elizabeth II, exposto em Westminster Hall, Parlamento britânico, desmaiou diante de milhares de súditos visitam o local desde quarta-feira, 14, quando foi aberto ao público. A queda gerou um som estrondoso. O momento foi gravado e compartilhado nas redes sociais, pois uma transmissão ao vivo estava sendo realizada bem na hora.

O homem foi resgatado por outros funcionários enquanto os demais guardas permaneceram na mesma posição, sem poder ajudar. O acidente aconteceu por volta de uma da manhã (horário de Londres) de quinta-feira (15). O corpo de Elizabeth II é vigiado por 24 horas, e os soldados são obrigados a permanecer imóveis nos quatro contos do catafalco, conforme explica jornal britânico Independet, acrescentado que eles giram em torno do caixão a cada 20 minutos e o turno total é de seis horas.

Segundo o The Telegraph, ainda não há informações sobre o estado do guarda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

De olho nas férias de fim de ano, empresas aéreas retomam rotas internacionais
Saiba como Charles e Camilla reconstruíram imagem após Diana e de se tornaram rei e rainha
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play