Sábado, 30 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de agosto de 2025
Flávia Alessandra relembrou recentemente a polêmica que protagonizou, em 2023, ao posar com um maiô cavado e uma bebida, durante uma viagem em família a uma fazenda, desacompanhada, que a fez receber muitos ataques machistas, nas redes sociais. A atriz lamentou a onda de hate que recebeu na época, mas reconheceu a importância de ter se posicionado pela primeira vez a respeito de comentários que ouviu de seguidores a criticando.
“Não tive nenhum arrependimento, mas quando fiz minha postagem de maiô enfiado – e uma mulher de [quase] 50 não podia fazer isso, ainda mais sozinha –, foi uma loucura de comentários. Foi muito doido, porque postei e fui dormir. Estávamos em uma viagem em família, em uma fazenda. No dia seguinte, foi uma revolução e uma enxurrada [de ataques]”, refletiu, durante seu podcast com a filha, Giulia Costa, “Pé no Sofá Pod”.
“Falei: ‘Gente, o que fiz de tão diferente ou absurdo?’. Passei a analisar o meu post do dia anterior e era com o mesmo maiô e bota, porém com o meu marido [Otaviano Costa], então não tinha problema. Mas a partir do momento que fiquei sozinha, com um maiô enfiado, botas e uma caipirinha na mão, ai foi [demais]”, detonou.
“Foi a primeira vez que parei para me manifestar a respeito de comentários em postagens. Pessoas estavam falando absurdos, [comentando] que fiz uma violência com a minha família, com outras mulheres e com as minhas filhas. Fui me manifestar para dizer: ‘Gente, em que ano nós estamos, pelo amor de Deus?’”, justificou.
E seguiu: “Não tive nenhum arrependimento, em momento nenhum, mas teve um [choque]. Quando olho para trás, penso: ainda bem que falei logo, porque é tão absurdo que isso [uma mulher posar de maiô desacompanhada] pode ser um absurdo nos dias de hoje”.
Relembre a polêmica
Em junho de 2023, Flávia Alessandra compartilhou fotos nas suas redes sociais, nas quais surgiu usando um maiô preto, botas de cano alto e segurando um copo de bebida, se divertindo durante uma viagem com o marido Otaviano Costa, e as filhas, Giulia Costa e Olívia Costa.
No entanto, a publicação em pouco tempo foi inundada por comentários sexistas, criticando a atitude da atriz. “Para que isso?”, indagou uma usuária do Instagram. “Nossa, arrasou na falta de noção. Bom senso tá faltando né, filha”, detonou mais uma. E outra julgou: “Desnecessário, não precisa se expor dessa maneira”.
Então, a artista decidiu dar as caras no seu perfil na plataforma para rebater as críticas. “No último final de semana, compartilhei um carrossel de imagens no qual curtia cachoeira de maiô, andava à cavalo em dia de sol entre mil aventuras na fazenda, que escolhi para curtir o meu aniversário em família. Recebi muitos comentários extremamente maldosos, machistas e sexistas. O que mais me impressionou é que a maior parte é de mulheres, que questionavam a minha idade para postar foto curtindo uma cachoeira, meus valores, como se fosse desrespeito ao meu marido e filhas e meu corpo, dizendo que eu estava magra demais ou que deveria ser mais encorpada… Gostaria muito que esse tipo de comentários não existissem”, disparou.
“É muito triste saber que uma mulher, curtindo um dia de sol, é julgada aos 49 anos como velha. Enquanto os homens na mesma idade são interpretados como galãs e aparecem na mesma situação. O meu desejo é que nós mulheres possamos viver queremos sem tantas críticas, que os homens se tornem conscientes sobre as suas falas e que nós mulheres tenhamos um pacto de paz, apoiando umas as outras. Se não houver apoio, que não exista julgamento”, seguiu.