Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de dezembro de 2025
O pré-candidato à Presidência da República e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que as pesquisas eleitorais recentes indicam um “crescimento rápido” de sua candidatura. Ao comentar os dados da mais recente pesquisa Quaest, divulgada na última terça-feira (15), o parlamentar destacou que, mais do que os números absolutos, o principal indicador a ser observado é a “tendência de crescimento” ao longo do tempo.
“O mais importante nessas pesquisas quantitativas não é exatamente o número que aparece agora, mas a tendência: se está em crescimento ou em queda. Faltam dez meses para a eleição e muita coisa ainda vai acontecer até lá”, disse Flávio Bolsonaro, ao ponderar sobre o cenário eleitoral e o período que ainda antecede o pleito.
Segundo o senador, os resultados divulgados até o momento dialogam com sua percepção pessoal sobre o desempenho da pré-candidatura em diferentes espaços de exposição pública.
“Elas mostram um crescimento rápido, o que bate com o que eu tenho percebido nas redes sociais e também nesses programas dos quais eu participo.”
De acordo com o levantamento da Genial/Quaest, Flávio Bolsonaro aparece à frente de outros nomes do campo da direita no primeiro turno da eleição presidencial de 2026. Apesar disso, o senador ainda fica atrás do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, quando considerados os cenários de disputa direta.
Em eventual segundo turno, Flávio registra uma desvantagem de 10 pontos porcentuais em relação a Lula. A diferença é a mesma observada nos confrontos entre o presidente e os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, também testados pela pesquisa.
No caso específico de Tarcísio de Freitas, os dados indicam uma piora no desempenho eleitoral frente a Lula. No levantamento realizado em novembro, o presidente apresentava uma vantagem de cinco pontos porcentuais sobre o governador paulista. No intervalo de um mês, essa diferença dobrou, segundo a Quaest.
Ao analisar sua própria imagem junto ao eleitorado, Flávio Bolsonaro avaliou que parte dos eleitores o enxerga como uma versão “mais equilibrada” e centrada do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai. Segundo o senador, essa percepção estaria alinhada com seu perfil pessoal e político.
Ele acrescentou que sempre existiu, inclusive entre apoiadores do bolsonarismo, uma cobrança por uma postura considerada mais moderada e menos conflitiva, mesmo ao defender que o governo de Jair Bolsonaro teve um desempenho positivo em diferentes áreas.
Flávio Bolsonaro afirmou ainda que sua candidatura é “irreversível” e comentou a declaração anterior de que ela teria um “preço”. Segundo ele, a escolha dessa expressão foi deliberada e teve como objetivo “causar impacto”, mas acabou gerando especulações e interpretações negativas.
O senador reiterou que o suposto preço mencionado se refere à liberdade do pai, atualmente preso pela Polícia Federal (PF), e à possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro disputar as eleições de 2026. (Com informações de O Estado de S. Paulo)