Terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de abril de 2023
Em nova ofensiva contra contra o furto e a receptação de fios e cabos elétricos, agentes de segurança pública prenderam em flagrante cinco indivíduos, conduziram outros 12 para depoimento e apreenderam 5 toneladas desse tipo de material, com origem suspeita. A operação teve como alvo endereços das Zonas Central, Norte e Sul da cidade.
Também foram recolhidos quatro caminhões com grande quantidade de fios. A força-tarefa conta com a participação de diferentes corporações: Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, além da Empresa Púbica de Transporte e Circulação (EPTC), fiscais da prefeitura e técnicos de concessionárias de telefonia e energia.
A operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, cujo titular-adjunto Mario Ikeda ressalta: “Estamos trabalhando de forma integrada com as forças de polícia para combater esse tipo de crime, que vem impactando o dia a dia das grandes cidades. Além de atacarmos os crimes de furto e roubo, também estamos focados em combater os receptadores”, .
Mais de 60 alvos já foram alvo da força-tarefa (iniciada em 2002) em Porto Alegre e outras seis cidades: São Leopoldo, Osório, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa e Pelotas. Cerca de 20 pessoas foram presas e mais de 2,5 toneladas de materiais apreendidas.
O planejamento de ações, mapeamento e investigações têm sido aprofundados para o combate à essa modalidade de crime, que tem se expandido nos últimos anos e cuja erradicação representa hoje um desafio às autoridades municipais e estaduais, devido aos prejuízos e transtornos com a subtração de fios e cabos, vendidos de forma clandestina.
Para auxiliar na redução de crimes e tornar a atuação dos órgãos de segurança mais ágil, a SSP reforça a importância de que a população informe situações suspeitas, por meio do serviço “Disque Denúncia” (telefone 181) ou do site ssp.rs.gov.br. Também é possível acionar a prefeitura. Em ambos os casos, o sigilo é garantido.
Capital
A Secretaria da Segurança de Porto Alegre também concentra esforços por meio de operação que percorre ferros-velhos sobretudo nos turnos da noite e madrugada, quando são mais frequentes os casos de subtração de material elétrico em postes e semáforos, por exemplo.
Na manhã desta sexta-feira (28), entraram no roteiro da fiscalização oito estabelecimentos comerciais localizados entre os bairros Restinga e Belém Velho, na Zona Sul. Nenhuma irregularidade foi constatada.
(Marcello Campos)