Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Forças russas roubam ônibus que resgatariam pessoas de cidade ucraniana

Um comboio de 11 ônibus vazios – a caminho de Mariupol para resgatar ucranianos em fuga – foi comandado por forças russas, de acordo com o governo ucraniano.

Os russos conduziram os ônibus, juntamente com os condutores originais e vários trabalhadores dos serviços de emergência, para um local não revelado, diz o governo.

A vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk disse que os ônibus foram tomados em um posto de controle russo fora de Mangush, a cerca de 15 quilômetros (cerca de 9 milhas) a oeste de Mariupol.

Mariupol tem estado sob um bombardeamento devastador durante várias semanas e 100 mil pessoas na cidade estão sem água e sem acesso a medicamentos, disse na terça-feira (22) o presidente Volodymyr Zelensky.

Um oficial ucraniano local da cidade disse que têm caído bombas sobre a cidade de dez em dez minutos.

Nos últimos dias, milhares de pessoas fizeram a perigosa viagem para fora da cidade em veículos particulares, a caminho de Zaporizhzhia, uma cidade a mais de 200 quilômetros (cerca de 124 milhas) de distância, que ainda se encontra nas mãos da Ucrânia.

No entanto, as tentativas de colocar ônibus vazios na sitiada Mariupol para recolher pessoas e trazê-las para fora falharam até agora.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sergio Moro reclama de ser escanteado de debate sobre terceira via
Justiça suspende eleição da CBF marcada para esta quarta-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play