Terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de dezembro de 2025
Uma foto de Marília Mendonça (1995-2021) registrada no dia da queda do avião que causou sua morte e de outras quatro pessoas foi redescoberta e está viralizando nas redes sociais. Na imagem, a cantora aparece sorridente, de óculos escuros e vestindo o conjunto quadriculado usado naquela data, ao lado de Tarciso Pessoa Viana, copiloto da aeronave, que também faleceu no acidente.
A foto faz parte de um vídeo publicado em novembro de 2024 por Nagila do Vale, irmã do piloto, mas só agora foi resgatada por fãs da artista. Na ocasião, Nagila prestou homenagem ao irmão: “Filho obediente, irmão carinhoso, pai amoroso e protetor e presente”. Tarciso tinha 37 anos, deixou dois filhos e a esposa, que estava grávida na época. Já Marília, aos 26 anos, deixou o filho Léo, hoje com seis anos.
O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2021, quando o avião de pequeno porte, modelo Beech Aircraft, caiu em uma cachoeira próxima ao município de Caratinga, a cerca de 300 km de Belo Horizonte, após se chocar contra uma torre de transmissão.
A aeronave havia decolado de Goiânia com destino a Caratinga, onde Marília faria um show naquela noite. Além da cantora e do copiloto, também morreram:
Henrique Ribeiro, produtor da artista
Abicieli Silveira Dias Filho, tio e assessor de Marília
Geraldo Martins de Medeiros Junior, piloto da aeronave
Em 2023, um laudo da Polícia Civil de Minas Gerais concluiu que não havia problemas técnicos na aeronave e descartou a hipótese de mal súbito dos tripulantes. Segundo os investigadores, a tripulação não respeitou os procedimentos de segurança e saiu da zona de proteção da rota, o que resultou na tragédia.
A redescoberta da foto reacendeu a memória de Marília Mendonça e das vítimas do acidente, trazendo à tona a saudade e o impacto que a cantora continua exercendo sobre seus fãs e sobre a música brasileira.