Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de novembro de 2025
A Fundação Projeto Pescar foi uma das grandes homenageadas na 31ª edição do prêmio Líderes e Vencedores, realizada na noite desta terça-feira (11), no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre. A distinção, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pela Federasul, reconhece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Na categoria Destaque Comunitário, o prêmio foi entregue a Edgar Bortolini, presidente do Conselho Curador da Fundação. Ao todo, 15 instituições e personalidades foram homenageadas nesta edição. Criada em 1995, a premiação valoriza projetos, empresas e empreendedores que se destacam em áreas como política, cultura, educação, comunidade e negócios.
Para Adriana Loiferman, presidente da Fundação Projeto Pescar, o reconhecimento chega em um momento especial:
“Estarmos entre os homenageados é um grande reconhecimento para o trabalho de transformação na vida de jovens realizado pela Fundação. E esse reconhecimento chega na proximidade dos 50 anos da instituição”, destacou.
O Projeto Pescar nasceu em 1976, quando o empresário Geraldo Linck abriu as portas de sua empresa para formar a primeira turma de jovens em busca de oportunidades. Desde então, a iniciativa se consolidou como referência em formação socioprofissionalizante, oferecendo gratuitamente acesso ao mundo do trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, a Fundação está presente em 11 estados e 40 cidades, com 74 turmas em 67 empresas e instituições parceiras, além do HUB Pescar de Execução e Inovação. Em 2024, foram atendidos 1.724 jovens, com o apoio de 167 mantenedores e quase 2 mil pessoas atuando na rede. Desde sua criação, já beneficiou 39.929 jovens, segundo o Relatório de Atividades de 2024.
A premiação reforça o papel transformador da Fundação Projeto Pescar, que segue inspirando a sociedade ao promover inclusão, cidadania e oportunidades para milhares de jovens gaúchos e brasileiros.