Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de abril de 2025
O Vaticano informou que o funeral do papa Francisco será realizado no sábado (26). A data e outros detalhes foram decididos durante uma reunião de cardeais nesta terça-feira (22).
Segundo o Vaticano, às 5h de sábado (pelo horário de Brasília) será celebrada a Santa Missa Exequial do papa na Basílica de São Pedro. O cardeal Giovanni Battista conduzirá a missa, que será seguida pelo sepultamento do corpo.
A Missa Exequial é uma celebração litúrgica católica realizada por conta do falecimento de uma pessoa no momento do funeral. O rito está previsto no livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, que determina as cerimônias fúnebres do pontífice.
O caixão com o corpo do pontífice será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23) e ficará exposto para homenagens do público. O traslado terá uma procissão que passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrará na basílica pela porta central.
O funeral de Francisco será cercado por uma série de cerimônias da Igreja Católica para se despedir do pontífice.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos. O Vaticano informou que o papa sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.
Nos próximos dias, a Igreja Católica realiza uma série de cerimônias para se despedir de Francisco. Os ritos são divididos em três etapas, que vão desde a preparação do corpo até o enterro.