Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 27 de janeiro de 2026
Desde o início deste ano, já foram registradas pelo menos 15 ocorrências de furtos e vandalismo nos semáforos de Porto Alegre, com a retirada de mais de 1,5 mil metros de cabos de energia, gerando um prejuízo aproximado de R$ 6 mil à sinalização semafórica da Capital.
As ocorrências estão concentradas no bairro Jardim Botânico, com dez furtos apenas no entorno da avenida Salvador França e da rua Guilherme Alves. Além dos danos materiais, a situação expõe a população a riscos graves, como a possibilidade de choques elétricos, especialmente em áreas de circulação intensa de pedestres, e prejudica o trânsito, principalmente nos cruzamentos mais movimentados.
“Nossa maior preocupação é com a segurança das pessoas, pois o risco é imediato. A retirada ilegal de cabos deixa fios energizados expostos e transforma a via pública em um perigo real para quem circula pelas vias, com possibilidade de descargas elétricas a qualquer momento”, afirmou o diretor de Fiscalização da EPTC, Carlos Pires.
De janeiro a dezembro de 2025, os furtos e atos de vandalismo em cabos de energia dos semáforos de Porto Alegre ultrapassaram 15 mil metros de fios de cobre, o que representa um prejuízo superior a R$ 60,3 mil. No período, foram registradas 191 ocorrências – número mais de quatro vezes maior do que o contabilizado em todo o ano anterior, com forte impacto na mobilidade urbana e na segurança viária.
A EPTC destacou que a colaboração da população é fundamental para coibir esse tipo de crime. Informações sobre atitudes suspeitas podem ser repassadas pelos canais oficiais de atendimento da prefeitura, como o 156 e o aplicativo 156+POA, além dos telefones da Guarda Civil Metropolitana (153), Brigada Militar (190) e Disque Denúncia (181).