Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Futebol brasileiro: crise na CBF atinge plano da Seleção para a Copa América

A Seleção Brasileira conheceu na última semana seu caminho na Copa América 2024, que será disputada nos Estados Unidos. Entretanto, o imbróglio envolvendo a entidade máxima do futebol brasileiro deixa no ar quem vai conduzir os trabalhos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A incerteza aumentou nos últimos dias, depois que a Justiça do Rio de Janeiro retirou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Ednaldo tinha convicção de que Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid, da Espanha, seria o treinador da equipe a partir de julho do no que vem.

Atualmente, a única certeza, se é que se pode ter, é que Fernando Diniz, atual comandante do Fluminense, permanecerá como interino nos amistosos do próximo mês de março contra Espanha e Inglaterra. Ele tem contrato até junho.

Ednaldo Rodrigues, cujo mandato iria até 2026, vai recorrer da destituição, mas no momento a CBF está sob o comando do interventor José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Perdiz tem de convocar eleições dentro de um período de 30 dias, mas o fato é que os planos da confederação estão parados, e isso inclui o planejamento da Seleção pentacampeã do mundo.

Na Copa América, a Seleção Brasileira está no Grupo D e vai enfrentar Colômbia, Paraguai e uma seleção da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) que pode ser Costa Rica ou Honduras.

Nesta primeira fase o Brasil vai estrear justamente contra a seleção da América Central, no dia 24 de junho, na Califórnia. Quatro dias depois, no dia 28, enfrenta o Paraguai em Las Vegas, Nevada, e em 2 de julho terá pela frente a Colômbia, em Santa Clara, novamente na Califórnia.

As chaves do torneio foram sorteadas pela Conmebol na última semana, em Miami, nos EUA. A competição será disputada nos Estados Unidos entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Ao todo, 16 seleções vão participar da disputa, sendo 10 representantes da América do Sul e outras seis das Américas do Norte, Central e Caribe.

Veja os grupos:
Grupo A: Argentina, Peru, Chile, Canadá/Trinidad e Tobago
Grupo B: México, Equador, Venezuela , Jamaica
Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá, Bolívia
Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai, Costa Rica/Honduras

O jogo de abertura da competição será entre a Argentina, atual campeã mundial e continental, e Canadá. Este será o primeiro grande torneio entre seleções que os Estados Unidos abrigarão como preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada no país em parceria com o México e o Canadá em formato inédito abrangendo três países. Para 2025 ainda está prevista a celebração do Mundial de Clubes com 32 equipes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Ministro do Trabalho Luiz Marinho cobra empresas para melhorarem média salarial dos trabalhadores
Moradores de Buenos Aires recorrem a varejistas para se abastecer de produtos não perecíveis, como forma de driblar a fúria da alta de preços que deve ocorrer após a posse de Milei
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play