Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de maio de 2025
O cardeal estadunidense Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de papa Leão XIV. Ao contrário de Francisco, porém, Leão não tem o futebol como esporte favorito. A predileção esportiva do novo papa, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, é o tênis.
“Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento”, afirmou o então cardeal Robert Prevost em uma declaração repercutida tanto pelo jornal argentino La Nación quanto pelo site Pillar Catholic.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (de Brasília) desta quinta-feira para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.
Em seguida, Prevost apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirigiu ao público de fiéis presentes. Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.