Terça-feira, 02 de dezembro de 2025

Futuro é feito de cursos, inovação e investimentos

Formando Eletricistas

A CEEE Equatorial realizou, em Porto Alegre, mais uma formatura da Escola de Eletricistas, programa gratuito de qualificação técnica voltado ao setor de distribuição de energia. Desde 2022, já são 81 profissionais capacitados, mesmo após a interrupção em 2024 causada pelo desastre climático. O diretor-presidente Riberto Barbanera destacou que muitos alunos já atuavam sem certificação e agora conquistam habilitação reconhecida. A iniciativa, em parceria com o Senai, abre portas para novos eletricistas e reforça a demanda por mão de obra qualificada no Rio Grande do Sul.

77 anos do SINEPE/RS

O SINEPE/RS celebra 77 anos em 3/12, consolidando-se como referência na educação privada gaúcha. Fundado em 1948, o sindicato evoluiu de mediador trabalhista para centro de inteligência voltado à inovação, sustentabilidade e segurança jurídica. Em 2025, ampliou serviços, promoveu debates sobre inclusão e Novo Ensino Médio e realizou o 18º Congresso do Ensino Privado. A data será marcada pela entrega do Prêmio Inovação SINEPE/RS, dia 5, na PUCRS, reforçando o compromisso com tecnologia, formação e futuro da educação.

Futuro das ferrovias

O Tá na Mesa da Federasul de 3/12 terá como pauta o futuro das ferrovias no RS e seus impactos diretos no Porto de Rio Grande, que enfrenta gargalos logísticos e dependência excessiva do transporte rodoviário. Os convidados serão João Edacir Calegari, presidente do Sindifergs, e Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande. O encontro busca discutir alternativas para superar o “caos ferroviário” e garantir competitividade ao terminal, em meio a investimentos previstos de mais de R$ 300 milhões para modernização.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Giro dos Fatos

Justiça condena por improbidade o ex-deputado gaúcho Ruy Irigaray, cassado em 2022
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play