Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de janeiro de 2026
O Campeonato Gaúcho está prestes a iniciar mais uma temporada e chega em 2026 com novidades importantes. Além de ajustes no calendário, que reduzem a disputa para 11 datas, uma a menos em relação ao ano passado, duas equipes recém-promovidas entram na elite estadual: Novo Hamburgo e Inter de Santa Maria.
A competição terá início no dia 10 de janeiro e se estenderá até 8 de março, em um dos formatos mais enxutos dos últimos tempos. O desafio das demais equipes será tentar quebrar a hegemonia de Internacional e Grêmio, que somam juntos quase 90 conquistas do torneio.
O Novo Hamburgo chega credenciado pelo título da Divisão de Acesso de 2025. O clube já sabe o que é levantar a taça do Gauchão: em 2017, venceu o Inter nos pênaltis e conquistou seu primeiro troféu estadual. O Inter de Santa Maria, vice-campeão da Divisão de Acesso, também retorna à elite e promete ser competitivo.
Campeões presentes na edição
Seis clubes que já levantaram a taça estão confirmados na disputa:
Inter – 46 títulos
Grêmio – 43 títulos
Guarany – 2 títulos
Caxias – 1 título
Juventude – 1 título
Novo Hamburgo – 1 título
O torneio reúne 12 equipes, divididas em dois grupos. Na primeira fase, cada clube disputa seis partidas contra adversários da outra chave, sem enfrentar times do mesmo grupo.
Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate são:
Maior número de vitórias
Melhor saldo de gols
Mais gols marcados
Menor número de cartões vermelhos
Menor número de cartões amarelos
Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único. O líder enfrenta o quarto colocado e o segundo encara o terceiro, sempre dentro da mesma chave. O time de melhor campanha joga em casa e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.
A partir das semifinais e da final, os confrontos passam a ser em ida e volta. O clube com melhor campanha no somatório das fases terá o direito de decidir em casa. O chaveamento será definido pela classificação geral, considerando a primeira fase e as quartas de final.